Apple adquire Chomp, um sistema avançado de busca por apps [atualizado]

Site do Chomp

Em agosto de 2010, quando destacamos o Chomp no MacMagazine, o caracterizamos como “um sistema de busca que pretende se tornar o Google dos apps”. Pois veja só: ele acaba de ser adquirido pela Apple.

Site do Chomp

A startup tinha apenas três anos de vida e provavelmente levará todo o seu expertise para aprimorar as buscas e organização da App Store — o que vem em boa hora, considerando os rumores de um redesign completo da iTunes Store e o fato de que a loja não para de crescer.

Neste caso a Apple ganha não só com o talento da equipe que trabalha no Chomp (formada por duas dezenas de pessoas — entre elas o CEO Ben Keighran e a CTO Cathy Edwards, os quais, segundo o 9to5Mac, já estariam inclusive trabalhando em Cupertino), mas também a tecnologia já desenvolvida por eles.

O acordo do negócio não foi revelado até o momento, mas provavelmente é insignificante demais para exigir que a Apple o torne público. O que se sabe é que, até hoje, a Chomp já levantou cerca de US$2,5 milhões em investimentos.

Por ora, o aplicativo Chomp para iPhones/iPods touch continua disponível na App Store [gratuito; 1,9MB; requer o iOS 4.0 ou superior] — mas não deve ser por muito tempo (assim como em relação à versão que eles já lançaram para Android).

[via TechCrunch]

Atualização

A Apple confirmou a aquisição ao AllThingsD.

Ainda segundo o 9to5Mac, Keighran teria assumido um posto na equipe de iTunes Marketing, enquanto Edwards se tornou engenheira sênior do iTunes. O resto da equipe provavelmente deve trabalhar junto a eles, todos dentro do mesmo departamento.

Posts relacionados

Comentários