Começa importante julgamento do caso envolvendo Apple e Proview, na China

Logo da Proview

Começou hoje o julgamento da diputa pelo direito da marca “iPad” entre Apple e Proview no Tribunal Superior de Guangzhou (China). De acordo com a Reuters, o veredito de uma corte superior normalmente é o último na China, e poderá ser decisivo para outras diputas em diversos tribunais chineses.

Independentemente do resultado, na teoria existe espaço para uma apelação, mas é bastante improvável que algo diferente aconteça no Supremo Tribunal da China. Para Kenny Wong, especialista em propriedade intelectual da firma Mayer Brown JSM, caso a Apple perca essa disputa ela terá que entrar em acordo com a Proview (algo na casa dos milhões de dólares, na opinião dele) ou mudar o nome do iPad na China.

Segundo o advogado da Apple, “o valor da marca iPad disparou depois que a Apple lançou a sua tablet, em janeiro de 2010. Nos olhos do consumidor, o iPad está associado à Apple. Se o tribunal decidir que a Proview é a vitoriosa no caso, isso confundirá os consumidores e prejudicará seus interesses.”

Vale ressaltar que este julgamento é relacionado à primeira disputa das empresas, na qual a Apple recebeu uma negativa. Ela então apelou da decisão, e o caso foi levado ao Tribunal Superior de Guangzhou. Lembrando que, na semana passada, a Apple conquistou o direito de vender normalmente o iPad em Xangai, uma das principais cidades do país, e que o tribunal de Hong Kong também está do lado da Maçã.

Ainda de acordo com Wong, a decisão final deve sair daqui a um ou dois meses.

Posts relacionados

Comentários