O melhor pedaço da Maçã.

Modo de Bloqueio do iOS compromete privacidade em nome da segurança

Com o iOS 16 e o macOS Ventura 13, a Apple introduzirá o Modo de Bloqueio (Lockdown Mode), direcionado a pessoas que podem ter sido alvos de ataques direcionados, como o que utilizam o spyware Pegasus, entre outros. O modo é, segundo a própria empresa, para situações extremas, pois desabilita diversos recursos visando a aumentar a segurança.

Publicidade

Pois bem, parece que o feitiço virou contra o feiticeiro. Ao limitar tantas funções — ainda que com uma razão bastante plausível —, o recurso terminou tornando mais fácil identificar quem o está utilizando. A empresa de privacidade Cryptee criou um site que detecta se o modo está ou não ativo ao entrar no endereço.

De acordo com John Ozbay, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, o site demorou cinco minutos para ser programado. A mecânica é bastante simples: baseia-se em analisar se certos recursos — aqueles que o modo desabilita — estão ativados. Especificamente, o bloqueio a fontes personalizadas, por onde vulnerabilidades podem ser exploradas, é um campo que facilita saber se o usuário está usando o Lockdown Mode.

Ozbay contou:

Publicidade

Digamos que você esteja na China e está usando o Modo de Bloqueio. Agora, qualquer site que você visitar poderia efetivamente detectar que você está usando o modo, além de terem seu endereço IP. Então, na verdade poderão identificar que o usuário com aquele endereço IP está usando o modo. É um trade-off entre segurança e privacidade.

Vale lembrar que o Modo de Bloqueio em si não permite diretamente identificar usuários de maneira individual. A questão aqui é a seguinte: se a maioria das pessoas não está com a função ativada, os poucos que estiverem se destacarão. Assim, poderão ser, então, rastreados, como cidadãos com potencial de serem alvos de ataques e/ou perseguição.

O mais complicado aqui é que o problema não decorre de nenhuma falha de desenvolvimento do Modo de Bloqueio. Um funcionário da Apple ouvido por Ozaby, por exemplo, afirmou que a questão das fontes customizadas desabilitadas dá-se pois essa é uma origem de vulnerabilidades. Dessa forma, seria necessário revisar de algum modo a maneira por meio da qual o recurso trabalha.

Como dito pelo CEO da Cryptee à Motherboard, uma ”solução” (entre muitas aspas) para o problema seria mais pessoas ativarem o Modo de Bloqueio. Assim, estar com o modo ativado seria algo menos diferenciador ante a multidão. É como andar na rua com um colete à prova de balas à mostra: você está mais seguro, mas as pessoas ao redor imaginam que você é um alvo para alguém.

Complicado, hein? 🤔

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apps da Lightricks agora podem usar IA para gerar imagens

Próx. Post

MacMagazine no Ar #490: evento do “iPhone 14”, iOS 16, Shazam, Self Service Repair e mais!

Posts Relacionados