Por que desenvolvedores preferem o sistema operacional móvel iOS ao Android

Gráfico - iOS vs. Android

O iOS é o preferido entre desenvolvedores, e isso não é novidade. Mas por que? Bem, alguns motivos levam o sistema operacional móvel da Apple a ser o predileto, como melhores ferramentas para desenvolvimento, usuários mais propensos a gastar dinheiro e praticamente nenhuma fragmentação.

Publicidade

Outro ponto que pende a favor do iOS é a rapidez com que o sistema é atualizado pelos usuários. Chris Sauve resolveu juntar algumas informações de apps de desenvolvedores como Marco Arment (Instapaper) e David Lieb (Bump), da Flurry e da apprupt, e chegou ao seguinte gráfico:

Gráfico - iOS vs. Android

Como podemos ver, pouco depois do lançamento do iOS 5, 75% dos usuários de iGadgets já estavam rodando a última versão do sistema, enquanto que no mesmo período, apenas 4% dos usuários de Android atualizaram seus aparelhos para o Gingerbread — o Ice Cream Sandwich nem mesmo está registrado no gráfico.

Publicidade

Pode não parecer, mais isso representa um problema e tanto para os desenvolvedores. Como eles não podem utilizar os últimos recursos do sistema, afinal nem todo mundo poderá instalar o app, precisam criar diferentes versões do aplicativo para que ele rode em um número maior de aparelhos — ou então optar por não implementar um novo recurso, mantendo o app “estagnado”.

É bastante comum vermos aqui no site alguns apps que divulgamos requerendo o iOS 5 ou superior (exemplos bem recentes: Clear, Photoshop Touch e Steps). Para desenvolvedores, a última versão do iOS não é um “problema”, e sim uma solução — lembrando que todas as gerações do iPad suportam o sistema mais novo, assim como o iPhone 3GS/4/4S. Já no Android, não podemos falar o mesmo. Para termos uma ideia, lançamentos bem recentes da plataforma (como o Sony Xperia S) ainda rodam o Gingerbread, antiga versão do Android.

Enquanto isso, o tempo está acabando e as previsões de Eric Schmidt não estão se concretizando. Hehe. 😛

[via TNW]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…