O melhor pedaço da Maçã.

Snow Leopard: aprimoramentos, tecnologias, suporte a Exchange… mas nada de ZFS, hein, Apple?

HDNenhuma indicação sobre o suporte ao sistema de arquivos ZFS está mais presente nas páginas do novo site sobre o Mac OS X 10.6 Snow Leopard. No mínimo a Apple foi precipitada, ao anunciar este recurso há quase um ano sem ter como afirmar com certeza que o entregaria para seus usuários. E agora, após as especificações do novo sistema estarem disponíveis ao público com mais detalhes, nem mesmo o que foi comentado anteriormente é prometido pela companhia, dando a entender que o projeto morreu mesmo.

Publicidade

Destinado a ambientes corporativos de alto nível, o sistema de arquivos entregaria recursos como redundância de dados, correção automática de erros, expansão dinâmica e instantâneos da árvore de arquivos do sistema para facilitar operações de recuperação. Mas nem mesmo o suporte básico à leitura de discos formatados em ZFS, algo que já existe no atual Leopard, poderá aparecer na futura versão do Mac OS X.

Desenvolvedores que trabalharam com os betas do novo sistema afirmam que o recurso virou fumaça na transição de um build para outro do Snow Leopard, no meio do mês de março. A indicação dada é que havia muitos erros e problemas no projeto, o que não permitiria que ele fosse concretizado para lançamento nesta versão.

Publicidade

A Apple não quis comentar o assunto, e as razões pelas quais o sistema de arquivos pode ter sido abandonado são variadas. Há quem pense que a Maçã estaria trabalhando em seu substituto para o ZFS, mas isso é inverosímil, considerando que o projeto é open source e está ativo na MacOSForge, local onde se encontra tudo relacionado aos experimentos de código aberto ligados ao Mac OS X, como WebKit, Darwin e afins.

Segundo o Ars Technica, a implantação do suporte total a ZFS deve ter colidido com o design do Finder para gerenciamento de arquivos, já que este iria requerer sérias mudanças na sua arquitetura para um funcionamento sólido e estável. Tais modificações atrasariam ainda mais o projeto do Snow Leopard, levando em consideração que o SO foi reescrito em um framework totalmente novo e moderno com total suporte a 64 bits e outras novidades. Talvez tenha sido melhor assim: afinal, se é para não fazer direito, melhor que não seja feito.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vivo já anuncia iPhone 3G S em seu site e oferece oportunidade de cadastro para recebimento de novidades

Próx. Post

iPhone Stencil Kit: uma ajudinha para desenhar aplicativos para iPhone

Posts Relacionados