O melhor pedaço da Maçã.

Como fazer downgrade do iOS 15 para o iOS 14

A dica é igualmente válida para quem quer deixar o iPadOS 15 e voltar para o iPadOS 14, é claro
Downgrade do iOS 15

Há poucos dias, mostramos por aqui como você pode instalar facilmente as versões beta públicas do iOS 15 e do iPadOS 15. Também deixamos bem claro que bugs ou erros são bem comuns durante esse período de testes dos sistemas operacionais.

Publicidade

Caso tenha se aventurado e a coisa não tenha dado muito certo, você pode fazer o downgrade para uma versão estável do iOS 14. Aprenda, a seguir, como proceder.

Antes de mais nada, um aviso: caso você tenha instalado também a versão beta pública do watchOS 8 no seu Apple Watch emparelhado com o iPhone, você não poderá mais usá-lo após fazer esse processo e voltar para o iOS/iPadOS 14. Isso acontece pois não há como fazer downgrade do watchOS 8 para o 7 — e o futuro sistema operacional do relógio exige um iPhone emparelhado com o iOS 15 para funcionar corretamente.

Como voltar ao iOS 14

Primeiramente, exclua o iOS Beta Software Profile do aparelho. Assim, você evitará que novas versões de testes do iOS/iPadOS sejam instaladas nele. Para isso, vá em Ajustes » Geral » Gerenciar Dispositivos e Perfis, toque no perfil do iOS beta e em “Remover Perfil”.

Reinicie o aparelho e, em seguida, conecte o seu iPhone/iPad ao Mac ou PC (devidamente atualizados para a versão mais recente do macOS ou do iTunes), colocando-o em Modo de Recuperação (Recovery Mode).

Publicidade
  • Em iPhones 8/8 Plus ou mais recentes: pressione e solte o botão de aumentar volume e depois o de diminuir volume. Depois, segure o botão lateral até que a tela do Modo de Recuperação seja exibida.
  • Em iPhones 7/7 Plus e no iPod touch (7ª geração): pressione o botão lateral ou superior e o de diminuir volume ao mesmo tempo até que a tela do Modo de Recuperação seja exibida na tela.
  • Em iPads sem o botão de Início: pressione e solte o botão de aumentar volume; pressione e solte o botão de diminuir volume; mantenha então pressionado o botão localizado na parte de cima do iPad até que ele entre no Modo de Recuperação.
  • Em iPads com o botão de Início, iPhones 6s/6s Plus e no iPod touch (6ª geração): pressione ao mesmo tempo os botões de Início e o superior/lateral até que a tela do Modo de Recuperação seja exibida.

Quando a janela do Finder ou do iTunes for aberta com as opções de atualizar ou restaurar o dispositivo, clique em “Restaurar” e “Restaurar e atualizar”. Com isso, a última versão do iOS/iPadOS será instalada no aparelho.

Depois que esse processo estiver completo e o iPhone/iPad já estiver ativado e funcionando normalmente, você poderá “puxar” o backup arquivado feito antes de instalar a versão beta pública do iOS/iPadOS 15.

Para isso, selecione o dispositivo no Finder ou no iTunes e escolha “Restaurar de um backup”. Quando seus backups aparecerem, selecione aquele que tenha sido feito antes de instalar a versão beta do sistema. Clique em “Continuar” e siga as etapas para completar o processo de restauração do aparelho.

Pronto, os seus dados deverão aparecer no iPhone ou no iPad e você não enfrentará mais os problemas do mundo beta. 😛

Método extra usando o iMazing

Além de possibilitar que você faça backups dos seus dispositivos, o iMazing também lhe ajuda a voltar a usar uma versão estável do sistema. Aos interessados, nós inclusive já fizemos um vídeo sobre ele no nosso canal do YouTube.

Para fazer o downgrade, conecte o aparelho no computador e clique em “Reinstall iOS” na lista de ações do aplicativo.

Quando a tela acima aparecer, clique nessa primeira opção (“Download iOS 14.X from Apple servers and install”) e em “Reinstall iOS” novamente. Ao fazer isso, o iMazing tentará instalar a versão estável mantendo os seus dados no aparelho. Confirme o processo digitando a sua senha no aparelho.

Publicidade

Quando o processo estiver completo, o iPhone/iPad reiniciará e uma mensagem sobre a recuperação de dados será mostrada; isso significa que o iOS/iPadOS está lidando com os dados formatados do iOS 15.

Quando tudo terminar, verifique suas fotos, suas mensagens, seus calendários, seus contatos, suas anotações, seus lembretes, suas gravações e mais para garantir que tudo esteja no lugar. Se alguma coisa estiver faltando, aí a solução é restaurar o iPhone e puxar novamente o backup (como mencionado acima) — ou, caso você já use e tenha feito um backup no iMazing, puxar tais dados.

Aos interessados, a licença do iMazing custa a partir de US$35.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Game Dev Story, Sleep Sounds, Alive Wallpaper e mais!

Próx. Post

Como fazer o downgrade do macOS Monterey para o Big Sur

Posts Relacionados