O melhor pedaço da Maçã.

Os 15 primeiros dias de um Applemaníaco usando um Android

Antes de começar esse texto, eu queria contar um pouquinho para vocês da minha história de amor por tecnologia, principalmente a tecnologia mobile.

Publicidade

Fui usuário de diversas marcas e tive inúmeros celulares. Eu adorava trocar de modelo mas não era porque o que eu tinha estava obsoleto. Era simplesmente pelo fato de que um melhor havia sido lançado, com um design mais inovador ou com características mais interessantes. A novidade sempre me encantou.

Motorola PT-550



Essa paixão começou com um tijolar da Motorola, o PT-550, e depois não parou. Até hoje lembro com nostalgia de alguns telefones que eu fui apaixonado: Siemens S45i e SL55; Motorola V70 e SX1; Sony Ericsson T68i, T630, K700, K750, K800, W810; os inesquecíveis Nokia 8210, 8890, 8910i, 7610, N90, N91 e o super N95! Depois deles, foi a hora de eu começar a usar os famosos smartphones. O meu primeiro foi um Palm Treo 600 e, em seguida, o 650.

Publicidade

Depois desse “menu” de celulares, fui apresentado ao iPhone e ao mundo Apple do qual eu nunca mais saí. Já fiz milhares de loucuras para ser um dos primeiros a ter acesso aos iPhones, aos iPads, ao Apple Watch, etc.

Recentemente eu vi que a Samsung tinha acabado de lançar no Brasil o Samsung Pay, um sistema de pagamento no qual você adiciona o seu cartão de crédito/débito e transforma o telefone em uma carteira digital. Resumindo, é “igual” ao Apple Pay, só que da Samsung — falarei mais sobre ele já, já.

Assim que vi a notícia, despretensiosamente tweetei:

Publicidade

E não é que a Samsung entrou em contato, me oferecendo um aparelho para testes?! Fiquei super-empolgado com a oportunidade e topei o desafio de ficar alguns dias sem o meu iPhone para testar a fundo esse device — coisa que o Rafael não fez até hoje! 😈

Samsung Galaxy S7 edge

Depois de alguns dias, recebi em meu escritório a edição olímpica do Samsung S7 edge. Vocês podem conferir o unboxing aqui:

Publicidade

Primeiras impressões

O visual dele é fantástico! A tela de 5,5 polegadas com os cantos arredondados chama a atenção de qualquer um. O acabamento é de altíssima qualidade e mudou completamente a minha impressão de que os celulares Android não tinham excelência na sua construção.

Ao ligar o aparelho, comecei a configurar um Android pela primeira vez. Os primeiros passos são supertranquilos, você só tem que colocar a sua conta do Google (equivalente ao iCloud, da Apple) e depois criar uma conta na plataforma da Samsung para ter acesso a alguns apps e promoções legais.

Depois de configurado, minha primeira dificuldade foi conseguir me localizar no aparelho. Os aplicativos não ficam “de cara” na tela inicial (home). O iOS é muito baseado em gestos e não tem uma organização sem um primeiro plano. Não preciso entrar em nenhum lugar para ver todos os meus apps, basta deslizar o dedo para o lado que eles aparecem.

Para que eu ficasse mais à vontade com a plataforma, baixei alguns apps que fazem personalizações. O que eu mais gostei foi o Nova Launcher. Consegui deixar o S7 com a minha cara e ficou muito mais fácil me adaptar com a navegação entre apps e pastas do Android. No fim, acabei gostando bastante dessa liberdade que o sistema proporciona, conseguindo fazer absolutamente tudo o que eu quero com a interface. 😊

Outro ponto positivo do S7 sobre o meu iPhone 6s é a qualidade de câmera. Fiquei boquiaberto com a qualidade das fotos do S7, principalmente quando o ambiente está com pouca luz. Vejam duas fotos que tirei, nas quais comparei a qualidade do meu iPhone com o S7.

Uma coisa em que estou totalmente viciado é o Samsung Pay. Ele é muito, muito legal! Eu simplesmente não levo mais a minha carteira na hora do almoço, faço pagamento direto com ele. E o melhor é que não preciso me preocupar se o restaurante está adaptado ou não para receber o pagamento já que o Samsung Pay funciona em *qualquer* maquininha de cartão. Isso mesmo! Em qualquer máquina — e isso é fantástico!

Samsung Pay

Se o terminal de pagamento tiver a tecnologia NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade., ele funciona de forma idêntica ao Apple Pay: basta checar o valor e usar a sua impressão digital para validar a compra. Se você for pagar em uma maquininha mais antiga, o S7 cria um campo magnético que se comunica com o terminal, simulando o seu cartão de credito real! No visor da máquina, é solicitado o código de verificação do cartão — e você é obrigado a digitar a sua senha.

Mas nem tudo são flores. Infelizmente o Samsung Pay não aceita todos os cartões emitidos no Brasil. Você pode ver se o seu cartão é compatível nesta página.

Os contras

Vou comentar agora duas coisas que estão me incomodando muito nessa migração do iOS para o Android.

A FALTA DO APPLE WATCH

Nos primeiros dias parecia que eu estava manco… é muito engraçado, mas só percebi o quanto eu utilizava o Apple Watch quando fiquei sem. Depois de mais ou menos uma semana, eu peguei um Gear S2 — concorrente do Apple Watch criado pela Samsung. Ele é bem bonito e executa bem o seu papel, mas ainda falta um mostrador voltado a trabalho, como é a mostrador modular do Apple Watch.

QUALIDADE DOS APPS

Para mim ficou muito claro que o maior problema do Android são os seus desenvolvedores — e eu me incluo nesse time. Infelizmente os aplicativos para Android têm uma performance bem pior do que os apps criados para iOS. Parece que os desenvolvedores não se preocupam em otimizá-los. Fiz uma lista de apps que instalei no meu Android e vou citar alguns problemas que seriam facilmente corrigidos e que deixariam a plataforma muito mais legal!

  • Snapchat: quanto eu aplico filtros nos meus vídeos, o áudio perde a sincronia e o app demora muito para começar a gravar. Outro problema é que, mesmo tendo uma câmera melhor, os vídeos ficam com uma qualidade mais baixa do que no iOS.
  • Facebook: o app é muito mais lento e tem um péssimo controle de cache. Por várias vezes eu tive que fechar/matar ele para atualizar o feed.
  • Twitter: não encontrei nenhum app legal para ele e fui obrigado a utilizar o oficial do próprio Twitter. No começo foi bem complicado mas agora até que eu estou gostando.
  • Instagram, Telegram, Periscope, Prisma, 1Password, Evernote, iFood e Uber: funcionam muito bem, assim como no iOS.
  • WhatsApp: é péssimo! É inacreditável que ele faça sucesso no Android, de verdade! O app trava muito e não respeita quando você manda silenciar os grupos. E, para mim, o defeito mais grave é que você não tem como não salvar as mídias — se você receber uma foto, ela é salva automaticamente na sua galeria de fotos.
  • Nubank: as notificações demoram bem mais que no iOS.
  • Itau Personnalité: não consigo autenticar minha conta usando a impressão digital, enfrento problemas com o token do app e nunca consigo utilizar o pagcontas e o tokpag.

Samsung Galaxy S7 edge

Mesmo com esses problemas, eu estou gostando muito do S7. Hoje ele é meu celular principal. Eu vendi o meu iPhone há uns 10 dias já me preparando para a chegada do “iPhone 7”. Agora vamos ver as novidades que a Apple apresentará na próxima quarta-feira (7/9), para ver se ficarei novamente empolgado. Antes, porém, a migração era de iPhone para iPhone e a base comparativa era totalmente diferente de agora que estou utilizando o Galaxy S7. Estou curioso para saber como será essa volta para o iPhone — ou, quem sabe, como será utilizar os dois aparelhos ao mesmo tempo até me decidir por algum.

Ah, e antes que eu me esqueça, aqui vai uma dica: não tenham medo de experimentar novos aparelhos e plataformas. O seu dedo não vai cair — pelo contrário, a experiência é bem divertida!

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cartões-presente do Apple Music estão agora à venda em alguns países, oferecendo assinatura anual com desconto

Próx. Post

Tudo pronto para a nossa cobertura completa do evento especial da Apple no dia 7 de setembro!

Posts Relacionados