O melhor pedaço da Maçã.

UE quer obrigar Apple a permitir App Stores alternativas no iOS

Uma proposta legislativa já foi apresentada ao Parlamento Europeu
BigTunaOnline / Shutterstock.com
App Store

Já escrevemos por aqui diversas matérias envolvendo a comissária de competição da União Europeia, Margrethe Vestager, em acusações de abuso e práticas monopolistas por parte da Apple.

Publicidade

Ontem, a jornalista do The New York Times, Kara Swisher, entrevistou a comissária que, dentre outros assuntos, falou que a App Store não deveria ser a única loja de aplicativos disponível nas plataformas da Apple. E tem mais: ela acredita que isso não está muito longe de acontecer.

Swisher perguntou sobre o caso Spotify e a taxa de 30% paga na loja. E sobre isso, Vestager acredita que o fato de essa taxa ser obrigatória em todas as transações realizadas dentro da plataforma da Maçã e de os aplicativos não terem a opção de direcionar ou sinalizar ao usuário alguma outra forma da pagamento, torna a App Store um grande monopólio.

Segundo Vestager, a presença de uma loja de aplicativos alternativa no ecossistema permitiria uma competição mais justa entre a Apple e seus concorrentes. Ela inclusive acredita que grande parte das reclamações da Epic Games poderiam ser solucionadas dessa forma — caso que a UE está acompanhando de perto, diga-se.

Publicidade

Agora, eu acho que uma segunda App Store, isso está no futuro […] Isso vai demorar, porque se trata de uma proposta legislativa que apresentamos perante o Parlamento Europeu. Mas espero que possamos concluir este caso em curto prazo. E então veríamos como remediar isso. Depende, é claro, da resposta da Apple às nossas preocupações.

Swisher notou que os argumentos da Apple em manter uma única App Store são em prol da privacidade e da segurança dos usuários, mas Vestager disse que “nem a proteção e nem a privacidade devem ser usadas como uma barreira contra os concorrentes”.

A jornalista ainda adicionou que, como a Apple que criou esse mercado, ela deveria ser capaz de controlá-lo. Mas, de forma geral, Vestager acredita que uma alternativa à App Store é uma medida essencial para tornar a competição entre ela e outras empresas mais igualitária.

A entrevista com a comissária de competição da União Europeia envolveu outros assuntos e você pode conferir tudo no podcast Sway, do NYT.

Publicidade

Vestager, no entanto, deixou claro que propostas legislativas as quais obrigariam a Apple a permitir lojas de aplicativos alternativas estão sendo consideradas pelo Parlamento Europeu. Se isso vai de fato acontecer, ainda não sabemos ao certo.

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: NeuralCam Night Video, Golf Peaks, Hide N Seek : Mini Games e mais!

Próx. Post

Que tal recapitular os vídeos da semana da WWDC21?

Posts Relacionados