O melhor pedaço da Maçã.

Comparativo mostra diferenças entre um filme 1080p da iTunes Store e um Blu-ray

Ícone - HD 1080p

Ícone - HD 1080pNa semana passada vimos que a Apple aprimorou a tecnologia de compressão de vídeos para não ter que aumentar muito o tamanho do conteúdo em Full HD 1080p, disponível na iTunes Store. Paralelamente, vimos também um comparativo entre o conteúdo em 720p e 1080p.

Publicidade

Por conta disso, muita gente imaginou como seria comparar a nova resolução dos filmes e séries de TV disponíveis na loja da Apple, com um filme em Blu-ray. Novamente, o pessoal do Ars Technica colocou um ao lado do outro. Os hardwares usados foram os mesmos: monitor Dell (U2312HM) com 1920×1080 pixels de resolução, MacBook Air conectado via DisplayPort e um player Blu-ray da Panasonic (DMP-BD65) usando um cabo HDMI-DVI, e o filme em questão é o “30 Days of Night”.

Comparativo entre iTunes 1080p e Blu-ray

iTunes 1080p em cima; Blu-ray embaixo.

Comparativo entre iTunes 1080p e Blu-ray

iTunes 1080p à esquerda; Blu-ray à direita.

Como podemos ver nas imagens acima, a diferença é mínima em títulos e cores.

Comparativo entre iTunes 1080p e Blu-ray

iTunes 1080p à esquerda; Blu-ray à direita.

Publicidade

Já nessa, podemos notar alguma diferença, principalmente no nariz — o iTunes não mostra o mesmo nível de detalhes do Blu-ray.

Comparativo entre iTunes 1080p e Blu-ray

iTunes 1080p em cima; Blu-ray embaixo.

A maior diferença foi encontrada nesse fade de preto para as nuvens cinza escuro, mostrando que a compressão do iTunes não lida bem com esse tipo de imagem — muito provavelmente descartando os detalhes, para atingir o peso ideal. A versão Blu-ray, por outro lado, mostra bem mais ruídos e grãos, sendo mais realista.

No fim, a diferença não é assim tão grande. Claramente o iTunes é uma ótima escolha pela mobilidade oferecida, já que é muito prático fazer a pipoca, sentar no sofá, comprar o conteúdo e se divertir. A qualidade, apesar ser um pouquinho inferior, é muito boa. Todavia, para filmes como “Os Vingadores”, que usam e abusam de efeitos especiais, o Blu-ray pode ser a primeira escolha. O bom disso é que, dependendo do estúdio, a mídia física vem acompanhada de uma versão digital, compatível com a iTunes Store/iCloud. 🙂

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Analistas acreditam em recorde de vendas no lançamento do novo iPad

Próx. Post

Samsung perde mais uma disputa para a Apple, dessa vez, na Holanda

Posts Relacionados