Apple expande instalações de seu data center em Maiden, na Carolina do Norte

Obra no data center de Maiden, Carolina do Norte

Conforme já falamos anteriormente, a Apple vai construir uma fazenda solar — que poderá também ser movida a biogás — em Maiden, Carolina do Norte, a fim de abastecer o seu data center. E pelo visto as obras já começaram por lá, segundo informa o Hickory Daily Record.

No total, a fazenda solar de 20 megawatts terá 400.000 metros quadrados e fornecerá 42 milhões de quilowatt-hora de energia limpa e renovável anualmente — o espaço é localizado do outro lado da rua, em frente às atuais instalações da Apple. Até aí, nenhuma grande surpresa; mas o que pouca gente esperava era que as obras começassem também ao lado do atual data center.

Obra no data center de Maiden, Carolina do Norte

Uma permissão de “controle de erosão” foi dada à empresa Holder Construction, responsável pela obra. O documento abrange 34 acres (cerca de 137.500 metros quadrados) — comparativamente, o atual data center ocupa uma área de 11,5 acres (46.500 metros quadrados). O que então a Apple faria com o triplo do atual espaço? Ninguém sabe dizer, mas muitos especulam que, em breve, veremos nascer a duplicação do data center, uma antiga hipótese levantada lá em 2010.

Levando ainda em conta que a Apple comprou um espaço enorme em Oregon (160 acres, ou quase 650 mil metros quadrados) para mais um data center, com certeza os planos da empresa para o futuro não são nada modestos.

[via MacNN]

Posts relacionados

Comentários