Como sempre ocorre alguns dias antes do lançamento de um novo produto da Apple, hoje a web foi tomada por uma avalanche de reviews iniciais do iPad, escritos por repórteres conceituados e em sua maioria selecionados a dedo por Steve Jobs.
Confira a seguir um apanhado geral de tudo o que já foi falado. Spoiler: no geral, os comentários são superpositivos.
Walt Mossberg, do The Wall Street Journal
- Acha o iPad um grande candidato a “laptop-killer”, sendo capaz de substituir notebooks atuais em troca de dados, consumo de conteúdos e até criação básica de materiais.
- O iPad é perfeito para navegantes da web, gente que faz muitas anotações, troca emails e visita redes sociais, consumidores de fotos, vídeos, livros e músicas — enfim, nada que envolva trabalho pesado com documentos, sistemas elaborados, entre outros.
- Traz grandes avanços na reunião de computação sofisticada em uma simples interface sensível ao toque.
- Fazendo de tudo e mais um pouco com o iPad, sua bateria durou 11 horas e 28 minutos — 15% a mais do que a Apple promete.
David Pogue, do The New York Times
- Diz que laptops custam muito menos e vêm com teclados completos, drive de DVD, várias entradas USB, slot para cartões de memória, câmera, etc.
- Não acha que quem já possui um smartphone e um laptop tenha grandes motivos para carregar um terceiro aparelho semelhante a ambos.
- O iPad de fato define uma nova categoria de gadgets: rápido e leve, com uma tela ágil e brilhante, bem como softwares bem fáceis de navegar.
- O iPad foi criado por uma equipe de perfeccionistas, por isso ele é perfeito para quem aprecia e entende o seu conceito.
- Ninguém pode confiar no que fabricantes dizem quanto à autonomia de baterias. Enquanto a Apple promete 10 horas de reprodução de vídeos para o iPad, Pogue em seus testes passou de 12. “A autonomia é quatro vezes maior que a de um laptop convencional ou player de DVD portátil”, diz ele.
Edward Baig, do USA Today
- O iPad é um leitor eletrônico formidável, comparado ao Amazon Kindle. A maioria dos títulos da iBookstore custará US$13, mas alguns sairão por US$10.
- Considera o iPad uma grande ameaça a máquinas de jogos portáteis da Nintendo e da Sony.
- No mínimo, acredita que o iPad será responsável por agitar o mercado de tablets e levá-las às massas — algo com que o cofundador da Microsoft, Bill Gates, sempre sonhou (e nunca conquistou).
Andy Ihnatko, do CHICAGO SUN-TIMES
- A experiência proporcionada pelo iPad ao usuário é elegante e cativante.
- O iPad é um computador desenhado para velocidade, mobilidade e interação tátil.
- O iPad não substituirá o notebook, mas cobre muito bem um vazio que existe há bastante tempo.
- Não há outra companhia mais comprometida a inovar que a Apple.
Tim Gideon, da PC Magazine
- Ler livros no iPad é algo muito mais moderno e chamativo do que nunca tela e-ink preta e branca.
- O iPad não é perfeito. Faltas principais: câmera, Flash, multitarefa.
- Segundo eles, a iPad App Store será inaugurada com pelo menos 1.000 títulos disponíveis exclusivamente para a tablet da Maçã.
Xeni Jardin, do Boing Boing
- O iPad é “um toque genial”.
- Destaque para ebooks no iPad — é como deveria ter sido desde o início.
- “É legal usá-lo no colo quando estou comendo.”
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Mais vídeos bacanas
Unboxing de Stephen Fry, inclusive com boa parte dos acessórios produzidos pela Apple:
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Uma rápida olhada do aparelho, pela ABC News:
Incrível: a Gameloft já possui hoje mais de 900 profissionais trabalhando em jogos para iPhones, iPods e agora também iPads. Que potencial!