48 horas com um Windows Phone: a minha experiência com o Nokia Lumia 800

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Na última sexta-feira (23/3), fui convidado para participar do Nokia Developer Day, onde aconteceu a apresentação de novidades do Windows Phone para desenvolvedores. Como não poderia ser diferente, saí de lá com um Nokia Lumia 800 em minhas mãos.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Fico impressionado como, mais uma vez, a Apple conseguiu influenciar uma indústria. Assim que você recebe o aparelho já percebe isso: uma embalagem lindíssima com uma abertura muito simples e que dá total foco no aparelho. Assim que a abrimos “damos de cara” com o aparelho, como já estamos acostumados nas embalagens recentes da Apple.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Assistam a um vídeo de unboxing:

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a construção do aparelho, a qual realmente ficou fantástica. Pessoalmente fiquei muito feliz com isso, pois fui usuário de aparelhos da Nokia até a chegada do iPhone e é muito bem ver a fabricante finlandesa forte no mercado, de novo. 😉

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Além do excelente design, o Lumia vem equipado com uma linda tela AMOLED com vidro curvo — o qual usa a tecnologia Gorilla Glass, assim como os iPhones, o que deixa ele muito vivo e rápido nas respostas.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

O aparelho possui uma câmera de 8 megapixels, com foco automático, flash LED duplo e uma lente Carl Zeiss que proporciona excelentes fotos. Esse conjunto coloca a Nokia entre as melhores, certamente, quando pensamos em cameraphones.

A única coisa do hardware que me deixou chateado foi a baixa capacidade de armazenamento: temos apenas 16GB para guardar fotos, vídeos, músicas e por aí vai.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Outra coisa que me chamou muita atenção é o fato de ele ser muito simples de usar, como o iPhone — graças à interface Metro do Windows Phone 7, é claro. O sistema oferece excelente integração com o Facebook e com o Gmail, puxando automaticamente todos os seus contatos e fotos, e integrando tudo isso em uma única timeline batizada de “Hub Pessoal”. Lá você concentra informações de seus Facebook, Twitter, LinkedIn, Hotmail, MSN, email, chats, SMSs, etc.

O acesso à internet com ele também é bem prático e com uma excelente visualização. Como o Lumia já vem com o Internet Explorer 9 instalado, ele aceita HTML5 e tem aceleração gráfica por hardware que promete um desempenho ainda melhor na sua navegação.

Outro ponto positivo foi o Nokia Dirigir, que tem navegação por voz em modo offline mantendo toda a tradição da Nokia em mapas desde a época do saudoso N95.

Agora, você deve me perguntar: e o Marketplace?! Eu te respondo: ele nem se compara com a App Store ou com o Google Play, mas já está bem populado. Temos alguns dos principais títulos, como Angry Birds, Fruit Ninja, Plants vs. Zombies, Evernote, foursquare, Shazam, Twitter, Netflix, Vimeo e outros. Um dos que mais gostei foi o InstaCam, que é o Instagram não-oficial para Windows Phone.

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

Hoje o Marketplace da Microsoft já tem mais de 70 mil aplicativos publicados e, diferentemente da App Store da Apple, ele já conta com a categoria Games de forma oficial no Brasil. O único problema é que o desenvolvedor demora no mínimo 40 dias para ter a aprovação do Ministério da Justiça, justamente o que a Maçã está evitando a todo custo.

Mesmo com poucos aplicativos nacionais a loja está crescendo de uma forma muito rápida e não duvido nada de que em breve teremos muito e muitos títulos interessantes nela. A força da Microsoft — ainda mais com uma Nokia ao seu lado — é inegável. Outra coisa positiva é que temos uma opção de “degustação” de aplicativos como no Android, permitindo a usuários testarem apps antes de comprá-los. A Apple deveria adotar isso o mais rápido possível, pois ajudaria não só o usuário mas o desenvolvedor — e isso teoricamente diminuiria a pirataria de apps.

Acho que é isso. Resumindo em uma palavra, posso considerar que o aparelho é “surpreendente”. Facilmente, ele virou meu primeiro segundo aparelho.

Se você quiser testar um pouco da navegação no Windows Phone 7, vale conferir o simulador que a Microsoft preparou e que comentamos aqui no site há um tempo. Para acessá-lo, basta ir até a URL http://aka.ms/wpdemo — inclusive com seu iPhone ou iPod touch.

Espero que tenham gostado! Ah, quase ia esquecendo: aí vai uma foto do que eu considero até agora o melhor app já desenvolvido para o Windows Phone. 😛

Nokia Lumia 800 com Windows Phone 7

A quem se interessar, hoje às 22h farei uma transmissão ao vivo (live) mostrando detalhes do Nokia Lumia 800 pelo meu Twitter, o @MacMasi. Conto com a participação de todos vocês!

Posts relacionados

Comentários