Em seu mais novo relatório sobre o mundo mobile, a Distimo focou-se no segundo aniversário da App Store para iPads — com dados referentes ao mercado americano, atualizados até fevereiro de 2012.
A loja já conta hoje com mais de 180 mil aplicativos específicos para a tablet:
Eis os destaques da pesquisa:
- Usuários de iPads se dispõem a pagar mais por conteúdos oferecidos por jornais e revistas da Banca (Newsstand). Lançada há apenas seis meses, os 100 aplicativos mais lucrativos da categoria já faturam mais de US$70 mil por dia — os principais são The Daily, NYTimes for iPad e The New Yorker Magazine.
- A China superou os Estados Unidos como o maior mercado para aplicativos gratuitos no mundo, pela primeira vez na história. Foram 1,1 milhão de downloads diários dos 300 principais apps gratuitos na China, contra 1 milhão nos EUA.
- Apesar disto, os EUA continuam sendo a nação mais lucrativa para a loja — seguida por Austrália, Canadá e Reino Unido.
- Em termos de downloads de aplicativos gratuitos, as categorias mais atrativas para usuários são Previsão do Tempo (Weather), Banca (Newsstand) e Diversão (Entertainment).
- De todos os aplicativos da App Store para iPads, 10% já possuem In App Purchases — contra 6% da App Store para iPhones e apenas 2% do Google Play. Se olharmos apenas para os 200 mais lucrativos da loja, o número pula de 10% para absurdos 74%.
Aqui, mais alguns gráficos interessantes compilados pela Distimo:
A pesquisa completa pode ser baixada aqui.