O melhor pedaço da Maçã.

Facebook espera que regras da UE “ponham limites” na Apple

Mais uma cutucada de Tio Mark e sua turma em Cupertino
Ink Drop / Shutterstock.com
Facebook

Há algumas horas, falamos aqui sobre as propostas de legislação divulgadas hoje pela Comissão Europeia que, se aprovadas, representarão uma mudança drástica sobre a forma como as gigantes tecnológicas dos Estados Unidos podem operar no Velho Mundo e as sanções que elas podem sofrer por desrespeitar certas regras.

Publicidade

Como o Facebook é uma das empresas mais afetadas pelas possíveis novas legislações, era de se esperar que a gigante das mídias sociais se opusesse às propostas. Bom, pelo contrário: a companhia manifestou-se favoravelmente aos projetos — justamente por acreditar que eles vão “colocar limites” na Apple.

Mais precisamente, um porta-voz do Facebook enviou a seguinte declaração à Reuters:

Nós esperamos que a DMA (Digital Markets Act, ou Ato Legislativo sobre os Mercados Digitais) estabeleça limites à Apple. A Apple controla um ecossistema inteiro, do dispositivo à loja de aplicativo e aos apps, e usa esse poder para prejudicar desenvolvedores e consumidores — e também plataformas maiores, como o Facebook.

A guerra pública entre a Apple e o Facebook não é de hoje: de um lado, o Facebook está cada vez mais vocal nas suas críticas relacionadas ao suposto monopólio da App Store; do outro, a Maçã acusa a empresa do Tio Mark de faturar vendendo dados sensíveis dos usuários e fortalecer práticas de mercado que desprezam a privacidade.

Publicidade

Aliás, nesse sentido, muito assustador interessante rolar pela lista de permissões do aplicativo do Facebook nos novos rótulos de “informações nutricionais” da App Store:

Meus dedos ficaram com cãibra só de rolar pela nova seção de privacidade do Facebook na App Store…

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre as propostas da Comissão Europeia ou sobre as declarações do Facebook — mas vai ser bem interessante ver até onde essa briga vai… e se ela influenciará os rumos das legislações na Europa.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter anuncia que Periscope será encerrado em março próximo [atualizado: morreu]

Próx. Post

Apple TV+: “Servant” é renovada para sua 3ª temporada

Posts Relacionados