Desenvolvedora Zynga continua gerando polêmica com seus jogos; desta vez, com o hit Draw Something

Donos de iGadgets (e usuários do Facebook) devem conhecer a Zynga por jogos como Words With Friends, Chess With Friends, ZombieSmash e, é claro, o clássico FarmVille. O nome da desenvolvedora também é conhecido por suas polêmicas envolvendo a compra de jogos de terceiros — ou pelo menos a tentativa de compra deles.

Em fevereiro, falamos aqui no site sobre o suposto plágio do jogo Tiny Tower, da NimbleBit, quando um tal Dream Heights chegou à App Store com os mesmos princípios de jogabilidade.

Na verdade, a Zynga tentou comprar o título Tiny Tower e a proposta foi recusada pelos caras da NimbleBit. Ainda assim, isso não impediu a primeira de “criar” sua própria versão do jogo. Nas palavras de um dos integrantes da NimbleBit:

Mesmo quando você nega trabalhar para a Zynga, às vezes você acaba trabalhando para a Zynga de qualquer jeito.

A poeira nem baixou e a polêmica continua, desta vez envolvendo o mais novo grande sucesso da App Store: Draw Something! Foi anunciado oficialmente que a Zynga comprou o jogo de desenhos da OMGPOP por nada menos que US$200 milhões — alguns dizem US$180 milhões, mas… né?

Ok, a compra deu certo, mas o que ninguém esperava era que um dos desenvolvedores da OMGPOP, Shay Pierce, foi contra a mudança e saiu do projeto em protesto. O mais curioso é que Pierce nem trabalhou no projeto de Draw Something, e o motivo de sua saída está relacionado a um outro jogo independente chamado Connectrode.

O real motivo da demissão foi quanto ao contrato proposto pela Zynga, que supostamente implicaria em outros projetos do desenvolvedor. Resumindo, ele teria que cessar aplicativos paralelos para continuar empregado e isso, em suas próprias palavras, é um modelo destrutivo para o ecosistema dos desenvolvedores.

A Zynga teve o direito de ignorar minhas tentativas de negociar, portanto eu tenho o direito de sair.

Vale comentar que o descontentamento não é apenas em relação à demissão de Shay! Além da má reputação que a Zynga ganhou com as histórias de compras e plágios, o principal receio dos usuários é que o vício jogo Draw Something perca sua simplicidade e torne-se social demais — a exemplo de outros apps da desenvolvedora.

Vou ser sincera: assim que baixei Draw Something, cheguei a pensar que ele era dos mesmos desenvolvedores do famoso (vício de outrora) Words With Friends, pois tem muitas semelhanças gráficas e funcionais. Contudo, Words With Friends também foi uma compra da Zynga.

Então… será que os caras da OMGPOP fizeram a coisa certa? E, se eles tivessem recusado a proposta, será que a Zynga apareceria na App Store com mais uma inspiração? Uma coisa é certa: eles adoram uma compra, hein!

[dica da loveppears85]

Posts relacionados

Comentários