Rumor: Apple estaria desenvolvendo um controle para jogos compatível com iGadgets

Jogos no iPod touch

Quando a Apple lançou o iOS e, posteriormente, a App Store, ela nem imaginava que seu sistema operacional combinado à loja seria uma fórmula matadora para jogos. Empresas como a Rovio (responsável pelo título Angry Birds) não param de crescer — acredite, a empresa planeja abrir parques na Europa, Estados Unidos e Ásia —, e a própria Maçã resolveu surfar essa onda, posicionando o iPod touch como um gadget de jogos e dando bastante destaque aos games nas apresentações de novos aparelhos, como aconteceu com o novo iPad.

Jogos no iPod touch

Para colocar mais lenha nessa fogueira, um recente artigo da AnandTech informou que existe um projeto na Apple para a criação de um controle, o qual definitivamente posicionaria iGadgets muito bem no mercado de jogos — de acordo com declarações de algumas empresas como Electronic Arts e Epic Games, o poder de processamento, memória RAM e a tela Retina do novo iPad o colocam à frente de consoles dedicados a jogos.

O Google já oferece o suporte a controles no Android há um certo tempo e, como ambas as plataformas estão ganhando cada vez mais tração no mercado de jogos, não me impressionaria se a Apple lançar algo nessa linha. Para termos uma ideia da força do iOS e do Android no mercado de games, juntos, o faturamento das plataformas passou de 19% para 58% durante 2011 (nos Estados Unidos). Tal desempenho colocou enorme pressão em cima da Nintendo e da Sony, que apresentaram resultados bem ruins — a Sony teve prejuízo de US$1,2 bilhão, enquanto a Nintendo perdeu US$575 milhões.

Jogo rodando no novo iPad

Não custa lembrar que a Apple contratou alguns nomes de peso do mercado de jogos, como Robin Burrowes (ex-Microsoft), Robert Saunders (ex-relações públicas da Nintendo) e Nick Grange (ex-relações públicas da Activision, EA e Xbox).

Embora já existam algumas alternativas interessantes no mercado, como os acessórios iCADE [1, 2, 3], o Arcade – Duo Powered (da Atari), o iControlPad e o Gametel Wireless Controller, uma solução saindo dos laboratórios da Maçã, em Cupertino, sem dúvida será muito bem-vinda — ainda mais se pensarmos na tecnologia AirPlay ou em uma futura “iTV”. O cenário é promissor.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários