Japoneses criam um joystick que utiliza a câmera frontal do iPhone

Joystick para iPhones

Jogos, sejam eles casuais ou complexos, estão cada vez mais abundantes na App Store. Muitos se adaptaram perfeitamente à tela multitoque a qual equipa os nossos queridos aparelhos movidos pelo iOS, mas alguns ainda usam sistemas de controles herdados dos consoles de videogame, como o analógico. Quando introduzido à tela touchscreen, o analógico apresenta dois problemas principais: 1. falta de feedback tátil; 2. os dedos cobrem uma boa parte da tela.

Para solucionar estes problemas, um grupo de estudantes da Keio University criou um acessório que utiliza a câmera frontal do iPhone para controlar os jogos. Com uma série de marcadores no interior do acessório, ele consegue controlar três eixos – vertical, horizontal e profundidade. Como ele não usa a tela para controlar os jogos, seus olhos não encontrarão barreiras para enxergar os supergráficos de alguns jogos.

Entenda como ele funciona neste vídeo:

Eu não vejo necessidade de utilizar este tipo de acessório, pois já estou acostumado a jogar usando somente a tela. O problema está na forma que os desenvolvedores de jogos escolhem para controlar os seus games.

Muitos já perceberam que jogos que usam controles na tela precisam ser diferentes. Games como Infinity Blade e Real Racing são incríveis porque possuem controles eficientes e simples. Enquanto tentarem adaptar os controles físicos para as telas dos iGadgets, nós teremos problemas de jogabilidade.

Você joga normalmente na tela, ou prefere controles físicos? Responda nos comentários! 😉

[dica do Tulio Raposo, via AppAdvice]

Posts relacionados

Comentários