O melhor pedaço da Maçã.

Review: cartão de memória Mobile X2, da Eye-Fi, que conta com tecnologia Wi-Fi embutida

Review do Eye-Fi Mobile X2

Há um ano exato, cobrimos aqui no site o lançamento do Mobile X2, um novo cartão de memória da Eye-Fi que promete enviar fotos de câmeras fotográficas diretamente para iGadgets, via Wi-Fi. Nesta semana, nós pusemos as mãos em um e trazemos aqui as nossas impressões para vocês.

Publicidade

Review do Eye-Fi Mobile X2

Basicamente, o Mobile X2 é um cartão de memória SDHC Class 6 como qualquer outro, com 8GB de capacidade. Não é muito considerando que já existem modelos de 32GB super em conta no mercado, mas dá pro gasto pra muita gente. Depende muito da configuração da sua câmera, também, e do tamanho/qualidade que você deseja tirar as suas fotos.

O grande diferencial desse cartão é que, dentro dele, há um transmissor Wi-Fi embutido (802.11n). Utilizando a energia provida pela própria câmera — nada de extraordinário, que faça você se preocupar com uma grande diferença de consumo —, ele pega as suas fotos e as envia, sem fio, para um computador ou um iGadget que esteja por perto, sem que você precise fazer absolutamente nada. Se quiser, dá até para configurá-lo para já postar as imagens em algum serviço online de sua preferência.

Mas vamos à parte prática da coisa, começando com a caixa do produto — e, para isso, trazemos aqui um vídeo de unboxing dele:

Publicidade

YouTube video

Como dá pra ver, o conteúdo é bastante simples: o cartão em si, um leitor USB e o seu mini-manual de instruções.

Publicidade

O primeiro passo é conectar o leitor ao seu computador com o cartão inserido nele, para que a instalação do utilitário Eye-Fi Center possa ser efetuada. Ele também está disponível para download no site da empresa, é claro, caso você precise dele de novo posteriormente. Afinal, quando formatar o cartão pela primeira vez esses arquivos serão apagados.

Review do Eye-Fi Mobile X2

A depender de quando comprar o produto, é possível que atualizações já estejam imediatamente disponíveis — tanto para o Eye-Fi Center quanto para o próprio firmware do cartão de memória.

Review do Eye-Fi Mobile X2

No geral, os downloads não são pesados e o processo todo, incluindo a instalação, demora poucos minutos. É altamente recomendado que todos os softwares estejam atualizados para um melhor funcionamento do produto.

Review do Eye-Fi Mobile X2

O Eye-Fi Center instala também no Mac o Eye-Fi Helper, que pode ficar sempre rodando em plano de fundo na sua máquina, com um ícone identificador na barra de menus. Com ele, fotos são automaticamente baixadas da sua câmera sem a necessidade de o Eye-Fi Center estar aberto. O Eye-Fi Helper também detecta quando você conecta o cartão pela porta USB, oferecendo-lhe a possibilidade de abrir a área de configurações do cartão.

Outro detalhe que vale citarmos é que o uso do produto requer obrigatoriamente uma conta registrada e logada na Eye-Fi. Mais uma vez, se você não tem uma o procedimento é bem simples e rápido.

Review do Eye-Fi Mobile X2

A partir daqui, você está pronto para começar a usar o produto. Mas fica o alerta, com base na minha experiência: demorei bastante até descobrir que o Mobile X2 precisa ser manualmente habilitado através de um item de menu especial, na minha câmera — no caso, uma Canon EOS 60D. Até que o recurso de transferência wireless seja habilitado, ele não funcionará. Por isso, utilize esta página para certificar-se se a sua câmera é compatível com o produto e se há alguma particularidade desse tipo com ela.

Com tudo configurado, o produto realmente funciona maravilhosamente bem. Em meus testes, fotos JPEG de 18 megapixels, com uma média de 5MB, foram transferidas em cerca de 5 segundos para o meu MacBook Pro — nada mau, nada mau mesmo! 😉 Como falei, o Eye-Fi Helper fica sempre rodando na máquina, fazendo uma “checagem” acerca da disponibilidade de novas imagens de tantos em tantos segundos. Você não precisa fazer nada; em poucos instantes uma miniatura aparece no canto superior direito da tela, indicando o progresso da transferência.

Se você quiser, pode usar o produto simplesmente para tal: transferir imagens sem fio para o computador, mas ele oferece bem mais que isso. Pelo Eye-Fi Center, você pode configurar um modo de “memória infinita”, conexão direta, upload automático para Flickr, Facebook, Picasa, MobileMe/iCloud e outros, bem como determinar para onde exatamente as fotos devem ser enviadas.

Esta última configuração tem relação com a opção de “conexão direta”, que é bastante interessante: na ausência de uma rede Wi-Fi local conhecida (que pode ser a da sua casa e/ou do seu escritório), o Mobile X2 é capaz de se conectar diretamente com outro dispositivo, como um iPad ou iPhone/iPod touch. Sim: ele também tem um app oficial para iOS, disponível gratuitamente na App Store.

Review do Eye-Fi Mobile X2

O Eye-Fi para iOS também oferece opções gerais de configuração do cartão, como um “Eye-Fi Center Mobile”, mas o bacana é que ele funciona como um gerenciador de fotos e, quando aberto e se o seu iGadget estiver conectado com a câmera, também baixa suas fotos automaticamente — tão rápido quanto. Trata-se de uma ótima pedida para quem quer usar uma câmera melhor e depois então compartilhar fotos via um Instagram da vida, por exemplo.


✔ PRÓS

  • Compatível com várias câmeras.
  • Relativamente barato, para o que oferece.
  • Rápido nas transferências.
  • Envia fotos para computadores e para iGadgets.
  • Você “ganha” um leitor USB. 😛
✘ CONTRAS

  • Espaço pode ser um limitador para alguns.
  • Configuração inicial não muito óbvia.
  • Não oferece a opção de transferir RAW.

O Eye-Fi Mobile X2 tem preço sugerido de US$80 e só tem um “irmão” superior, na linha atual da fabricante: o Pro X2 [US$100], que adiciona suporte a imagens RAW — o Mobile X2 só trabalha com JPEG — e conta com geotagging embutido, algo opcional no caso do Mobile X2. Só não sei se isso é lá muito prático, visto que transferir fotos em formato RAW pode, aí sim, demorar bem mais do que simples JPEGs. Vai da necessidade de cada um.

No mais, estou curtindo bastante o cartão. Recomendado! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe libera primeiras versões betas do Flash 11.3 e do AIR 3.3; CS6 Production Premium será apresentada na NAB 2012

Próx. Post

Apple nega conspiração em ebooks e diz que quebrou o monopólio da Amazon no segmento

Posts Relacionados