Levantamento: Apple e HP são as empresas de tecnologia mais miradas por “patent trolls”

Ranking da PatentFreedom - by MacMagazine

Ainda ontem falamos aqui no site de um novo processo contra a Apple aberta por uma “patent troll” — empresas cuja maior fonte de receita são justamente esse litígios, e que normalmente nem têm produtos de fato no mercado os quais façam uso de tais invenções.

O site PatentFreedom tem acompanhado esses processos e compilou um ranking com a quantidade de processos de “patent trolls” (que eles chamam de “NPEs”, ou non-practicing entities), chegando à conclusão de que Apple e Hewlett-Packard (HP) são hoje as duas empresas de tecnologia mais miradas em ações como essas, somando 131 casos cada nos últimos cinco anos.

Ranking da PatentFreedom - by MacMagazine

Considerando apenas os números do ano passado, a Apple superou a HP com folga — 42 contra 30 —, com um número igual ao da Samsung, que está na terceira posição geral, com 105 casos registrados desde 2007. Depois dela, vêm AT&T (102) e Sony (100).

De 1985 pra cá, “patent trolls” já se envolveram em litígios com mais de 8.000 companhias, totalizando mais de 5.500 ações para um total de mais de 22.000 eventos registrados.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários