O melhor pedaço da Maçã.

Strategy Analytics: Apple cai nos rankings de maiores fabricantes de celulares e de smartphones

Ranking das fabricantes de celulares

De acordo com a firma Strategy Analytics, depois de apresentar resultados não tão surpreendentes no que diz respeito a vendas de iPhone — para analistas, e não para a empresa —, a Apple caiu para a quinta posição no ranking geral das fabricantes de celulares enquanto a Nokia manteve a liderança, com a Samsung logo atrás.

Publicidade

Ranking das fabricantes de celulares

Como podemos ver, Nokia e LG foram as únicas que venderam menos aparelhos — consequentemente, as únicas que perderam market share. Mesmo com a espera pelo novo iPhone, as vendas da Apple subiram 3 milhões de unidades (comparando o Q3 de 2010 com o de 2011), sendo que o grande destaque vai para a Samsung, que vendeu 16,6 milhões a mais em relação ao terceiro trimestre de 2010.

No geral, as vendas de celulares cresceram 14% no ano, atingindo 390 milhões de unidades no trimestre. Vale lembrar que hoje, quatro anos após a introdução do primeiro iPhone, a Apple tem 4,4% de market share.

Publicidade

Falando especificamente do mercado de smartphones, a Apple caiu para a segunda posição, com a Samsung liderando o trimestre.

Ranking das fabricantes de smartphones

A Samsung vendeu 20,3 milhões de aparelhos, aumentando seu market share para 23,8%. Já a Apple permanece com os mesmos números — afinal, ela só vende o iPhone, e concorre com ele em ambos os rankings. Contudo, seu market share caiu para 14,6%, enquanto a Nokia está descendo a ladeira, vendendo menos aparelhos e perdendo participação no mercado.

Publicidade

Como podemos ver, a Nokia, apesar de ser grande, está mal. Levando em consideração que o mundo está numa transição de celulares para smartphones, em pouco tempo a finlandesa deixará de ser a fabricante #1. Ela está apostando todas as suas fichas na parceria com a Microsoft, e veremos no que isso vai dar assim que os aparelhos equipados com sistema operacional Windows Phone 7 chegarem de fato ao mercado — o primeiro foi lançado na última quarta-feira e se chama Lumia.

No geral, as vendas de smartphones cresceram 44% se comparadas ao mesmo trimestre de 2010.

Estou curioso para ver esses gráficos no próximo trimestre, que incluirão as vendas do iPhone 4S. O próprio CEO Tim Cook espera um recorde nas vendas do smartphone da Maçã. Levando em consideração que, normalmente, a empresa não é agressiva nas previsões, podemos esperar números fantásticos.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Resultados financeiros da Nintendo mostram que mercado de jogos está mudando

Próx. Post

Usuários fazem modificações nas traseiras de iPhones em homenagem a Steve Jobs [atualizado]

Posts Relacionados