O melhor pedaço da Maçã.

Apple é acusada de ignorar violação de lei trabalhista na China

Fornecedoras da Apple estariam contratando mais pessoas do que a lei chinesa permite, de acordo com ex-funcionários
humphery / Shuterstock.com
Trabalhador da Foxconn

Três ex-membros da equipe que coordena a área de responsabilidade dos fornecedores da Apple dizem que a companhia “ignorou repetidas vezes possíveis violações de leis trabalhistas na China”. As acusação são apoiadas, ainda, por um ex-gerente da Maçã familiarizado com as operações chinesas da empresa, como divulgado numa reportagem do The Information1Matéria fechada para assinantes..

Publicidade

Segundo a matéria, a Apple estava ciente das violações por parte dos fornecedores, mas não tomou nenhuma medida temendo que isso pudesse “atrasar o lançamento de produtos”. Uma dessas violações diz respeito a uma lei introduzida na China em 2014, a qual estipula que não mais de 10% do total do quadro de funcionários de uma empresa sejam temporários — já que esse tipo de contrato possui, geralmente, menos benefícios.

Na época, o governo chinês deu às empresas um período de dois anos para se ajustarem às regras; paralelamente, a Apple começou a investigar se seus fornecedores estavam violando tal lei. No entanto, quando a lei entrou em vigor, pouco progresso foi feito e, em vez de tomar medidas contra supostas atitudes ilegais por parte de suas fornecedoras, a Maçã (alegadamente) fez vista grossa.

A Apple durante anos não tomou nenhuma ação importante contra seus fornecedores por violarem a lei de trabalho temporário temendo que isso geraria custos, drenaria recursos e atrasaria o lançamento de produtos. Três dos ex-funcionários da Apple eram membros da equipe de responsabilidade dos fornecedores, que é responsável por monitorar violações e aplicar penalidades, enquanto o quarto era um gerente sênior familiarizado com suas operações na China.

Em resposta às acusações, a Apple declarou que que está “trabalhando em estreita colaboração com os fornecedores para corrigir as violações da lei”:

Publicidade

Os direitos no local de trabalho são direitos humanos e nosso código de conduta do fornecedor é o mais forte do setor e se aplica igualmente a todos em nossa cadeia de suprimentos. Ocasionalmente, as fábricas usam mão de obra temporária e monitoramos isso de perto para garantir a conformidade com o nosso código. Onde encontramos problemas, trabalhamos em estreita colaboração com o fornecedor em planos de ação corretiva.

Vale notar que essa não é uma acusação inédita e que a própria Apple já admitiu violações da lei chinesa em questão há mais de um ano. Portanto, as informações mais recentes só mostram que pouco foi feito desde então, o que pode indicar um verdadeiro desinteresse por parte da Maçã ou um problema sistêmico entre suas fornecedoras.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ourocard Mastercard, do BB, agora funciona no Apple Pay [atualizado]

Próx. Post

Apple fica com metade da receita do mercado de smartwatches

Posts Relacionados