O melhor pedaço da Maçã.
Audio und werbung / Shutterstock.com
Macintosh

Executivos da Apple comentam 40 anos do Mac (e seu futuro) em entrevista

Às vésperas do aniversário de 40 anos do Macintosh, alguns executivos da Apple comentaram os avanços e as singularidades do computador pessoal da Maçã que revolucionou o mercado em uma nova entrevista para a WIRED.

Publicidade

O vice-presidente sênior de engenharia de hardware da Apple, John Ternus, falou sobre um dos avanços mais recentes (e mais significativos) do Mac: a transição para o Apple Silicon.

Com a transição para o Apple Silicon, que iniciamos em 2020, a experiência de usar um Mac se tornou diferente de tudo o que era antes.

Alan Dye, vice-presidente de design de interface humana da Apple, complementou dizendo que essa mudança partiu do esforço da companhia de sempre fazer com que seus produtos funcionem perfeitamente juntos — e também de forma independente.

Nosso objetivo é fazer com que esses produtos funcionem muito bem juntos, para criar essa consistência.

Ainda sobre o Apple Silicon, o vice-presidente sênior de marketing global da Apple, Greg Joswiak, brincou que a companhia conseguiu “quebrar a Física”.

Publicidade

Quando começamos a trabalhar com o Apple Silicon, honestamente sentimos que as leis da Física haviam mudado. De repente, poderíamos construir um MacBook Air sem ventoinha e com bateria com 18 horas de duração. A melhor flecha em nossa aljava é a eficiência. Porque se você conseguir melhorar a eficiência, tudo ficará melhor.

Para o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, esses avanços estão ligados ao lançamento de um outro produto de grande importância da companhia: o iPhone.

Eu brinco que tivemos que criar o iPhone para estabelecer a escala necessária para construir o Mac que queríamos.

Molly Anderson, chefe de design industrial na Apple, comentou superficialmente suas expectativas para o futuro do Mac, com foco nas possibilidades que ainda podem ser desenvolvidas.

Há definitivamente a possibilidade de uma revolução no futuro. Quando iniciamos um novo projeto, não começamos pensando nas restrições da popularidade dos nossos produtos existentes. Estamos sempre focados em tentar projetar a melhor ferramenta para nossos clientes.

Talvez muito do que ainda veremos no Mac se baseará no que a Apple chama de “computação espacial”, uma nova forma de interação estabelecida com o Vision Pro. Segundo Dye, inclusive, é 100% possível que o headset influencie o Mac.

Publicidade

A experiência do Mac já está no Vision Pro. É trazer a experiência do Mac para o seu espaço com a liberdade de ter suas janelas onde quiser. Mas presumo que, se o Vision Pro for bem-sucedido, poderemos ver suas próprias convenções de interface, como controlar o dispositivo sem tocar em nada, migrar para o Mac.

Sobre a ampla adoção da inteligência artificial ao longo do último ano, Federighi ressaltou a posição da companhia de que vários recursos em seus sistemas já fazem uso de tecnologias que incorporam IA, como o modo Retrato em chamadas no FaceTime.

Tendemos a não ressaltar isso sempre, mas a IA é um facilitador de cenas e recursos que simplesmente funcionam, como o atraente desfoque do retrato bem atrás de mim.

Por fim, questionado se a Apple venderá Macs daqui a 40 anos, Joswiak respondeu:

É difícil imaginar que exista a Apple e não haja um Mac. Está no nosso sangue — é um produto que define quem somos. O Mac conseguiu absorver e integrar as inovações da indústria. A cada grande onda tecnológica, desde a computação gráfica até a criação de ferramentas para dispositivos móveis, o Mac aproveitou o potencial e ganhou em ferramentas criativas intuitivas. Com ondas mais novas, como a computação espacial e a IA, o Mac vai renovar-se continuamente.


O Mac completará 40 anos oficialmente no dia 24 de janeiro — e, também para celebrar a data, o pessoal do Grid Studio criou uma moldura especial com a placa-mãe do Macintosh.

A moldura não está à venda, de modo que foi produzida apenas para a comemoração do 40º aniversário do Mac.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple prepara chegada do Vision Pro às lojas e seus próximos lançamentos, detalha Gurman

Próx. Post

Vision Pro estreará com menos apps otimizados do que o iPhone e o iPad

Posts Relacionados