Deutsche Bank: em 2013, Apple poderá vender 35 milhões de iPhones apenas na China

Logo do Deutsche Bank

Que a China é importante para a Apple, isso está mais do que claro — Tim Cook mostrou isso na última conferência de resultados financeiros da empresa: o país, sozinho, foi responsável por um faturamento de US$7,39 bilhões. O CEO da Maçã disse ainda que a companhia está fazendo de tudo para entender o mercado e conseguir os melhores resultados, por lá.

Publicidade

Para o analista Chris Whitmore, do Deutsche Bank, o iPhone está apenas “esquentando” na China, onde o mercado consumidor potencial para a Apple será na casa dos 300 milhões de usuários ao fim de 2013 (clientes 3G da China Telecom e da China Unicom, as duas operadoras parceiras da empresa). Se colocarmos a China Mobile nesse bolo — tudo indica que ela se tornará parceira da Apple quando o novo iPhone for lançado —, adicione mais 125 milhões de consumidores potenciais; ou seja, no total são 425 milhões de clientes.

Gráfico - Vendas de iPhones na China

Nas contas de Whitmore, a Apple vendeu algo em torno de 6,5 milhões de iPhones no primeiro trimestre do ano, o que representa 15% do mercado em potencial — os números tendem a piorar, já que daqui a pouco as pessoas começarão a esperar pelo novo modelo. Contudo, para o próximo ano, ele estima vendas de 35 milhões de iPhones no país, uma penetração de 20-25%.

Publicidade

A oportunidade para a Apple é enorme por lá, já que ela nem mesmo é a líder do mercado — a Samsung vem fazendo bonito e recentemente ultrapassou as fabricantes locais Huawei e ZTE; a Apple é apenas a quinta fabricante, atrás ainda da Nokia.

Não custa lembrar que hoje, mesmo sem a parceria da Apple, a China Mobile já conta com mais de 15 milhões de usuários utilizando o iPhone em suas redes, mesmo não sendo possível navegar em velocidades 3G.

A má notícia é que Cook deixou claro que a Apple precisa estabilizar as coisas na China para voltar sua atenção ao Brasil. Com a coisa bombando por lá, ainda deve demorar para recebermos um carinho especial.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…