Com base em dados de visitação de mais de 160 milhões de usuários em 40 mil sites do mundo inteiro, a Net Applications compila todo mês gráficos de market share de sistemas operacionais e navegadores, os quais destacamos no MacMagazine.
Hoje, a empresa liberou estatísticas referentes ao mês de abril [veja aqui as de março], destacando que o iPad já é bem mais usado que o iPhone para navegação na internet:
Até janeiro, o iPhone ainda estava na frente — com 27,37% contra 23,97%. No mês seguinte, porém, o iPad virou o jogo e agora abriu uma diferença significativa: 33,74% contra 27,36%.
Confira a seguir o resto da pesquisa.
Browsers (desktop)
O Internet Explorer subiu de 53,83% para 54,09%, enquanto o Firefox caiu de 20,55% para 20,2%. O Chrome subiu ligeiramente de 18,57% para 18,85%, mas o Safari caiu de 5,07% para 4,81%. O Opera permaneceu praticamente estável, de 1,62% para 1,63%.
Browsers (mobile)
O Safari deu um belo salto de 60,54% para 63,84%, seguido pelo Android, que foi de 18,3% para 18,87%. O Opera Mini despencou de 15,39% para 12,05%, seguido pelo BlackBerry e pelo Symbian — de 1,73% para 1,62% e de 1,56% para 1,32%, respectivamente.
Sistemas operacionais (desktop)
Todos permaneceram praticamente estáveis: Windows de 92,48% para 92,49%, Mac de 6,54% para 6,53% e Linux em 0,98%.
Sistemas operacionais (mobile)
O iOS pulou de 59,87% para 63,19%, seguido pelo Android, que foi de 18,66% para 19,27%. O Java ME despencou de 15,1% para 11,83%, seguido pelo Symbian e pelo BlackBerry — de 2,77% para 2,24% e de 2,21% para 2,04%, respectivamente.