De um lado temos Gene Munster, analista da Piper Jaffray, que confia plenamente no lançamento de uma “iTV” em 2012. Do outro, temos Mark Moskowitz, da J.P. Morgan: para ele, o televisor da Apple não chegará tão cedo.
Baseado em uma pesquisa de sua empresa, Moskowitz disse que nada indica um lançamento de produto relacionado à TV por agora, ressaltando que as condições da economia não estão favoráveis para a Apple lançar um produto como este.
Nós não temos certeza se [a abordagem] premium da Apple poderia prevalecer no mercado de TVs, a menos que haja uma mudança radical na interface do usuário, na integração da programação de TV, no conteúdo e no uso de gestos/comandos de voz.
Ele disse ainda que, se existe uma empresa a qual pode mudar esse mercado radicalmente, é a Apple. Ora, se não for para a Apple fazer isso, melhor nem lançar mesmo o produto, afinal, ser apenas mais uma não é muito a cara dela — o próprio Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design industrial da empresa, já deixou isso bem claro.
Para ele, o conteúdo não é o principal problema. Se a Apple conseguir oferecer a mesma coisa de hoje de uma forma facilitada, mais simples, fará sucesso. Contudo, Moskowitz acredita que, antes de uma TV, a Maçã ainda vai investir em seu atual set-top box, eliminando a interface provida por operadoras de cabos/satélites. Essa nova versão da Apple TV chegaria em 2013 (ou mais tarde), com controles de gestos/voz, capacidade para jogos, DVR, etc. Somente após, isso, lá para 2014, a empresa lançaria um televisor com tela Retina e design industrial avançado.
Em uma nota relacionada, Moskowitz disse acreditar mais na ideia de um “iPay”, uma plataforma de pagamento móvel da Apple, a qual incorporaria a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo) em iGadgets. As evidências não existem, mas o analista crê que o atual sistema EasyPay é o primeiro passo da Apple nesse caminho.
[via AppleInsider]