Analista aposta em lançamento da “iTV” para 2014

Televisor passando filme do Capitão América

De um lado temos Gene Munster, analista da Piper Jaffray, que confia plenamente no lançamento de uma “iTV” em 2012. Do outro, temos Mark Moskowitz, da J.P. Morgan: para ele, o televisor da Apple não chegará tão cedo.

Baseado em uma pesquisa de sua empresa, Moskowitz disse que nada indica um lançamento de produto relacionado à TV por agora, ressaltando que as condições da economia não estão favoráveis para a Apple lançar um produto como este.

Apple TV (sem o set-top box)

Nós não temos certeza se [a abordagem] premium da Apple poderia prevalecer no mercado de TVs, a menos que haja uma mudança radical na interface do usuário, na integração da programação de TV, no conteúdo e no uso de gestos/comandos de voz.

Ele disse ainda que, se existe uma empresa a qual pode mudar esse mercado radicalmente, é a Apple. Ora, se não for para a Apple fazer isso, melhor nem lançar mesmo o produto, afinal, ser apenas mais uma não é muito a cara dela — o próprio Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design industrial da empresa, já deixou isso bem claro.

Para ele, o conteúdo não é o principal problema. Se a Apple conseguir oferecer a mesma coisa de hoje de uma forma facilitada, mais simples, fará sucesso. Contudo, Moskowitz acredita que, antes de uma TV, a Maçã ainda vai investir em seu atual set-top box, eliminando a interface provida por operadoras de cabos/satélites. Essa nova versão da Apple TV chegaria em 2013 (ou mais tarde), com controles de gestos/voz, capacidade para jogos, DVR, etc. Somente após, isso, lá para 2014, a empresa lançaria um televisor com tela Retina e design industrial avançado.

Em uma nota relacionada, Moskowitz disse acreditar mais na ideia de um “iPay”, uma plataforma de pagamento móvel da Apple, a qual incorporaria a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação de Campo Próximo) em iGadgets. As evidências não existem, mas o analista crê que o atual sistema EasyPay é o primeiro passo da Apple nesse caminho.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários