Se você tiver um iPhone, faça o seguinte experimento: feche os olhos, imagine que você está usando um app qualquer, e diga para onde o botão Home vai te levar, se for pressionado uma vez. Caso você tenha imaginado algo como o desenho abaixo, provavelmente você errou.
A resposta desse experimento parece fácil, mas não é, pois o botão Home perdeu boa parte de seu significado em relação ao que ele representava em 2007. Hoje, a funcionalidade dele depende de como estava a tela inicial quando você a deixou pela última vez, e ir para a primeira Home Screen pode requerer até três apertos no botão.
E o problema, conforme Lukas Mathis discute no ignore the code, é que não dá mais pra saber o que acontece quando você pressiona o Home! Quase nunca você volta para a primeira tela do iPhone. Pode ser que você vá parar numa pasta aberta, pode ser que você vá parar na quinta tela de apps. O problema é que, depois de usar a barra de multitarefa um par de vezes, será que você ainda lembra?
E mais: se seu objetivo for chegar à primeira tela, você e o iOS vão ter que brincar de “Já chegamos?” “Não, estamos numa pasta aberta.” “Já chegamos?” “Não, estamos na terceira Home Screen.” “Já chegamos?” “Pronto, cheg…” “Já chegamos?” “Agora você apertou o botão demais e estamos no Spotlight.” “Já chegamos?” “PRONTO, AGORA PARE DE APERTAR ESSE BOTÃO!” A diversão só termina se você quiser!
A proposta de Mathis é que o botão Home volte a ser como era em 2007: uma forma de retornar à sua primeira Home Screen, sempre. Isso faz pleno sentido e é como a Apple deveria ter feito no Launchpad. Afinal de contas, quantos apps dentro da mesma pasta uma pessoa normal vai querer abrir em sequência?
Na dúvida, você sempre pode seguir o guia acima, criado por adurdin para entender o funcionamento do botão Home. Depois de alguns anos de acúmulo de funções, talvez fosse hora de mudar o nome dele para Command — o símbolo do trevo ficaria bonitinho em iGadgets. 😛
[via Daring Fireball]