O melhor pedaço da Maçã.

Gartner confirma liderança da Samsung em telefones celulares, mas Apple também dispara

Miniatura do logo da Gartner

A Gartner publicou hoje sua tradicional pesquisa do mercado mundial de telefonia celular, que teve no primeiro trimestre de 2012 um comportamento o qual não era registrado desde o segundo trimestre de 2009: declínio anual em vendas, desta vez de 2%.

Publicidade

Foram vendidos no período 419,1 milhões de celulares no mundo — 34,5% deles, smartphones. Estes sim, registraram um bom crescimento anual, de 44,7%. De acordo com a Gartner, o motivo principal na queda de celulares veio de um enfraquecimento do mercado asiático, o qual não observou grandes lançamentos e forçou consumidores a segurar compras para mais adiante no ano.

Eis a tabela atual de celulares:

Gartner sobre celulares

A Samsung cresceu 25,9% e, frente a um declínio de 22,7% da Nokia, assumiu definitivamente a primeira posição mundial (a finlandesa se gabava disso desde 1998). A Apple está bem longe das duas, em market share, mas não pode ser subestimada: seu crescimento anual foi estrondoso, de 96,2%.

Publicidade

Aqui, a tabela de smartphones — por plataforma:

Gartner sobre celulares

Dos 56,1% do Android, mais de 40% foram responsabilidade da Samsung — cerca de 22,4% do total, portanto, ainda um pouco atrás dos 22,9% do iOS (exclusivo da Apple, obviamente). Nenhuma outra fabricante que conta com aparelhos rodando o sistema operacional móvel do Google teve fatia superior a 10%.

Publicidade

Grandes números.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple vs. HTC: One X e EVO 4G LTE são banidos dos Estados Unidos

Próx. Post

↪ Teriam acabado, os codinomes de felinos disponíveis para futuras versões do OS X?

Posts Relacionados