O melhor pedaço da Maçã.

Nova sequência de caracteres trava o app Mensagens no iPhone; saiba como resolver

Vira e mexe, alguém descobre alguma sequência maluca de caracteres — ou simplesmente um caractere específico em algum idioma — capaz de travar o iPhone. Veja alguns exemplos abaixo:

Publicidade

Hoje, mais um foi descoberto — e novamente pelo canal do YouTube EverythingApplePro:

YouTube video

O bug é chamado de “black dot” por conta da sua origem: a sequencia de caracteres (incluindo um emoji de uma bola preta) era enviada pelo WhatsApp e travava aparelhos que rodavam o sistema operacional Android. A versão para iOS é um pouco diferente, mas inclui o tal emoji de bola preta — sem falar que a finalidade é exatamente a mesma, travar o aparelho.

Um leigo (como eu) pode não ver, mas as strings contêm milhares de caracteres Unicode ocultos e invisíveis — é exatamente isso que faz com que a CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. do aparelho entre em pânico enquanto tenta processar tudo. No caso do iOS, a sequência só travará o sistema se for enviada pelo app Mensagens (Messages).

Eu não testei aqui, mas Benjamin Mayo (do 9to5Mac) afirmou que ao copiar a sequência no seu Mac (a fim de escrever o artigo sobre o assunto), o sistema também entrou em parafusos. Desta forma, faz sentido imaginar que o problema também afete os sistemas watchOS e tvOS.

Publicidade

Falando especificamente do iOS, o bug afeta tanto a versão 11.3[.1] quanto a 11.4, que está em fase de testes. Contudo, agora que a informação se espalhou, é bem capaz de a Apple corrigir o problema já na próxima compilação beta.

Se alguém lhe enviar a tal sequência e o seu iPhone travar, você só precisa encontrar uma maneira de sair da tela do app Mensagens que mostra os tais caracteres. É possível, por exemplo, forçar a saída e usar o 3D Touch no ícone do app para abrir uma nova mensagem; depois é só voltar para a lista principal com todas as mensagens e excluir a tal conversa com a maldita sequência de caracteres. Se você tiver outros dispositivos Apple (como iPad ou Mac, devidamente sincronizado pelo iCloud), também pode excluir a mensagem dele que ela sumirá no iPhone.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google anuncia Android P, melhorias para o Assistente, realidade aumentada no Maps e muito mais!

Próx. Post

Aplicativos que compartilham a sua localização com terceiros estão sendo removidos da App Store

Posts Relacionados