Rápido review: jitouch para Mac turbina gestos multi-touch em trackpads e Magic Mouses

Logo - jitouch

por Fernando Kreutz

Logo - jitouchO jitouch é um aplicativo muito bacana para Mac, que permite dar um “up” nos gestos multi-touch suportados pelo sistema. Com ele, é possível configurar gestos distintos para o trackpad e para o Magic Mouse.

Sou usuário do jitouch desde a sua versão inicial, ainda em fase beta, e desde então nunca mais consegui abandoná-lo. Depois que se acostuma, viver sem ele é quase impossível. Vou falar um pouco de suas funcionalidades e dos principais gestos que uso no meu dia-a-dia.

Funcionalidades

O jitouch permite configurar gestos para ambos o Magic Mouse e o trackpad de forma distinta. Ele permite configurar também o reconhecimento de caracteres desenhados com dois dedos e, a partir disso, por exemplo, abrir um determinado programa.

Na imagem abaixo você pode observar a tela de configuração de caracteres:

Configuração do jitouch

Principais gestos

Dos gestos que configurei para o Magic Mouse e o trackpad, os que mais uso sem sombra de dúvidas são:

  1. Fechar aba/janela e programa: no Magic Mouse, com dois dedos no digitalizador, mantém-se o direito estático e desliza-se o esquerdo de dentro para fora. Já no trackpad, com três dedos no digitalizdor, mantém-se o da esquerda estático e desliza-se os dois à direita para baixo.
  2. Abrir link em nova aba: tanto no Magic Mouse quanto no trackpad, basta tocar no link com três dedos.
  3. Rolagem para cima/baixo: no Magic Mouse, devido à dificuldade de utilizar três dedos em gestos, não utilizo a função, mas no trackpad, basta arrastar para cima/baixo com três dedos, respectivamente.

Conclusão

Apesar de os gestos mais utilizados serem poucos, a grande facilidade em executá-los os tornam excelentes para o uso no dia-a-dia. Não é incomum me ver em outro laptop tentando executar os gestos — sem sucesso (e com muita frustração), é claro.

A seguir, um vídeo (antigo) que demonstra um pouco do funcionamento dele:

Levando tudo em consideração, nesses dois anos utilizando o app, considero os US$7 que paguei por ele muito bem investidos. O jitouch está disponível em versões para OS X 10.6 Snow Leopard e para 10.7 Lion.

Posts relacionados

Comentários