O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: Nolan Bushnell, cofundador da Atari, fala sobre Steve Jobs, Pong e jogos para iOS

Nolan Bushnell

Quem leu a biografia autorizada de Steve Jobs ou conhece um pouco da história do falecido cofundador e ex-CEO da Apple sabe quem é Nolan Bushnell — para quem não sabe, trata-se do engenheiro cofundador da Atari.

Publicidade

Nolan Bushnell

Assim como Bushnell, Mike Schramm, do TUAW, é um dos júris do atual concurso promovido pela Atari destinado a recriar o clássico Pong. Por isso, teve a oportunidade de conversar um pouco com o executivo.

Falando especificamente sobre assuntos relacionados à Apple, Bushnell disse que está trabalhando com algumas outras empresas em títulos para iOS, afirmando que a realidade aumentada é uma das coisas mais interessantes da plataforma: “A interseção do mundo real e jogabilidade, eu sinto que essa é a área na qual há muita coisa para ser descoberta.”

Publicidade

Outra área de interesse de Bushnell é a de microjogos, ideias bem curtas que podem ser jogadas em um curto espaço de tempo (entre estações de metrô, por exemplo). A implementação desse tipo de game não é fácil, e Bushnell não pretende revelar em que está trabalhando exatamente, mas essa é uma das direções que o executivo aposta. Ele também acha que muita coisa ainda pode ser explorada em interfaces de jogos de iPhones as quais utilizam acelerômetro e giroscópio.

Já sobre Steve Jobs, o cofundador da Atari contou suas primeiras experiências com o até então jovem contratado por ele para trabalhar como técnico.

Eu não tinha percebido, até o livro de Isaacson, que eu era como um grande mentor de Steve. Ele basicamente morou logo abaixo de mim, na Woodside, por muitos e muitos anos, antes de se mudar para Palo Alto, e ele subia a colina para a minha casa e nós falávamos besteira sobre um monte de coisas. Nós continuamos em contato — eu estou escrevendo um livro agora chamado “Encontrando o próximo Steve Jobs”, pois eu fui uma das poucas pessoas que lhe deu um emprego.

Bushnell reafirma algumas coisas que conhecemos da personalidade de Jobs, como seu foco, sua paixão e seu entusiasmo, dizendo também que o ambiente da Atari ajudou a formar o que hoje vemos na Apple — a empresa de Bushnell sempre meritocrática, não importando onde a pessoa se formou, se ela era formada, se trabalha de tênis e camiseta, se trabalhava 8 horas por dia, entre outras coisas; o que importava era o trabalho finalizado e bem feito.

Publicidade

Além disso, Bushnell também falou sobre o que ele espera do futuro vencedor do concurso de recriação do Pong — jogo de 1972 idealizado por ele e Ted Dabney, e criado por Allan Alcorn.

Vale a pena ler o texto (em inglês), de Mike Schramm. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple firma novo acordo e operadora oferecerá iPhones pré-pagos nos Estados Unidos

Próx. Post

↪ Angry Birds Space para iOS é atualizado e ganha novo episódio “Utopia”

Posts Relacionados