A gigante de aluguel de filmes Blockbuster fez hoje uma oferta inesperada de aquisição para a Circuit City, revendedora de eletrônicos que passa hoje por sérias dificuldades financeiras. A idéia é unir as lojas de ambas as empresas em um novo conceito varejista, provavelmente incorporando muito do que tornou a cadeia retail da Apple o sucesso internacional que é.
A oferta de compra — completamente em dinheiro — foi de US$6 a US$8 por ação em uma carta enviada diretamente ao chefe da Circuit City no dia 17 de fevereiro, após meses de negociações informais entre as duas companhias. Considerando o valor de fechamento das ações da Circuit City em 31 de dezembro de 2007 — um total de 168,4 milhões de ações —, o acordo valora a cadeia de eletrônicos em aproximadamente US$1,01 a US$1,35 bilhões.
A novidade pinta uma semana depois dos primeiros rumores de que a Blockbuster poderia estar desenvolvendo uma set-top-box para concorrer com a Apple TV. Tal como este, o primeiro produto da Blockbuster no mercado de hardware de eletrônicos permitiria que consumidores do seu serviço Movielink transmitam filmes alugados diretamente para seus televisores de alta-definição.
A Circuit City, que opera quase 700 lojas nos Estados Unidos, ainda não respondeu oficialmente à proposta da Blockbuster. Segundo eles, os acionistas da empresa “devem ter a oportunidade de participar na decisão que ditará o destino da companhia”.
Se o acordo se concretizar, combinadas as redes somarão mais de 9.500 lojas, sendo 6.000 destas só nos EUA. Para você ter uma idéia, a Apple, em conjunto com a Best Buy — sua parceira na venda de eletrônicos —, opera em cerca de 800 pontos de venda no país.