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iFixit: ferramenta de diagnóstico da Apple para iPhones é útil, mas limitada

Apple Diagnostics

Para cumprir as determinações da nova legislação de Direito ao Reparo de Nova York (Estados Unidos), a Apple lançou no final do ano passado (quase) silenciosamente uma ferramenta de diagnóstico para iPhones. A iFixit, conhecida firma especializada em reparos, a analisou recentemente para descobrir o quão útil ela é para a finalidade à qual se propõe.

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Parte do programa Self Service Repair, o Apple Diagnostics é executado no computador para verificar se há algum tipo de problema com um iPhone conectado. De acordo com a iFixit, a ferramenta é um tanto quanto limitada, mas pode ser genuinamente útil para a maioria dos reparos — “especialmente se você estiver trabalhando no dispositivo de outra pessoa”.

Executado diretamente de um navegador, o software requer que o usuário coloque o iPhone em modo de diagnóstico (desligando e mantendo os botões de volume pressionados enquanto o conecta à energia) e cole/digite o número de série do aparelho na ferramenta — que consegue se conectar a ele sem fio para permitir a realização de vários testes.

Entre os testes, há um Inspetor de Recursos Móveis (para verificar o software e validar as peças internas), bem como verificações relacionadas aos alto-falantes, à tela, ao Face ID e à câmera. Detectado um problema, a ferramenta pode indicar um artigo de suporte para resolvê-lo ou simplesmente dizer que uma peça usada não é genuína, por exemplo.

A iFixit encontrou um bug relacionado especificamente ao diagnóstico da bateria envolvendo componentes de terceiros. De acordo com a empresa, quando é detectado um problema de emparelhamento com a peça, a ferramenta fica completamente em branco. Fechar a página e abri-la novamente não resolve, já que a sessão de diagnóstico deve ser reiniciada para que tudo volte ao normal.

Embora a firma de reparos acredite que o diagnóstico nada mais é que uma ferramenta capaz de dizer se as peças utilizadas são ou não genuínas, ela afirma que pode ser útil para quem está comprando um iPhone usado ou para oficinas de reparo, que podem obter mais informações sobre o aparelho em relação às que são fornecidas pelo cliente — as quais podem ser vagas.

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