WWDC 2012: Mountain Lion chega em julho com Central de Notificações, Dictation, Notas, Lembretes, Game Center e mais!

OS X Mountain Lion em iMac, MacBook Pro e MacBook Air

Após apresentar a atualização nos MacBooks, com direito a um novo MacBook Pro com tela Retina, a Apple falou mais sobre o seu próximo sistema operacional, o OS X Mountain Lion.

OS X Mountain Lion em iMac, MacBook Pro e MacBook Air

O novo sistema operacional trará o melhor do iOS para os Macs, integrando aplicativos que já estavam disponíveis no sistema móvel com o OS X, através do iCloud. Os aplicativos Lembretes, Notas e Mensagens virão com a próxima atualização, assim como a aclamada Central de Notificações — introduzida no iOS 5.

Agora a função Dictation estará presente também nos Macs, integrada a todos os aplicativos do sistema. Compartilhar links, imagens, vídeos e muitas outras coisas será mais fácil, devido ao novo botão de compartilhamento (Share Sheets). O Safari também ganhou um belo upgrade, tanto no Mac quanto no iOS — melhorias na velocidade do JavaScript deixarão o navegador ainda mais rápido. Outra função extremamente esperada, o iCloud Tabs (que sincroniza as abas do navegador entre seu iGadget e seu Mac), também chegará junto ao novo sistema.

Ícone do Power NapUma novidade muito interessante é o Power Nap, a qual mantém o Mac funcionando mesmo em modo de espera, atualizando os dados em silêncio, enquanto economiza energia. Este novo recurso estará disponível apenas para os MacBooks Pro e para MacBooks Air de segunda geração. O AirPlay e o Game Center agora estarão disponíveis no OS X, com direito a jogos multiplayer entre iGadgets e Macs. Na apresentação, um homem vestido de piloto jogou contra Craig Federighi — eles fizeram uma corrida no game CSR Racing, um no iPad, e outro no Mac. 😛

Assim como o Twitter, o Facebook também ganhou integração no novo sistema operacional desktop, aumentando o lado social da Maçã. Além dessas novidades, a Apple apresentou novas características dedicadas aos chineses: melhor método de entrada para caracteres, novo dicionário, suporte ao Baidu (O “Google chinês”) no Safari e outras várias características. Tudo isso e muito mais chegará por uma pechincha — mais barato que o OS X Lion — apenas US$20 na Mac App Store. O novo OS X estará disponível somente em julho, mas a prévia para desenvolvedores pode ser baixada ainda hoje, através do Mac Dev Center. Todos que comprarem um novo Mac a partir de hoje ganharão o sistema de graça — as informações do programa de atualização estão disponíveis nesta página.

Com esta nova atualização para o OS X, a Apple aumentou ainda mais a integração entre os seus sistemas, que tem tudo para atrair muitos consumidores e manter os atuais. Com o que a gente viu na WWDC, deu para entender um pouco melhor por que a Apple é a maior empresa do mundo. 😉

Posts relacionados

Comentários