Apesar das mudanças, desenvolvedores continuam preocupados em como destacar seus aplicativos na App Store

App Stores redesenhadas em iPad e iPhone

Apesar de todo o sucesso da App Store e de muitos desenvolvedores, a grande maioria passa despercebida do público. Pudera, são 650 mil apps na loja, e não é fácil se promover no meio de apps bons e famosos como os da Rovio, da Electronic Arts, da Tapbots, da tap tap tap, da própria Apple, etc. Entre desenvolvedores, a pergunta que não quer calar é: como podemos promover nossos apps da melhor maneira possível? Foi extamente isso que o WSJ.com conversou com Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple.

App Stores redesenhadas em iPad e iPhone

Schiller disse que a Apple sempre trabalhou muito nesta área e que o redesign das lojas é mais uma empreitada da companhia para melhorar isso — agora, por exemplo, usuários poderão “curtir” um app e ver quais são os aplicativos prediletos de seus amigos, o que sem dúvida é algo bastante positivo para a divulgação. O executivo disse ainda que a App Store é o lugar mais democrático para se vender apps, e que existem muitas formas de se promover, como os rankings de popularidade.

Contudo, como bem sabemos, não é fácil entrar nesses rankings. Ben Hamey, cofundador da Bonobo Pte, disse que a lista dos 100 melhores aplicativos pagos é muito estática e difícil de penetrar, mesmo com vendas significativas — uma pesquisa divulgada aqui por nós comprova isso. Hamey, que está participando da 23ª edição da WWDC, disse que vai aproveitar a oportunidade para conversar bastante sobre a App Store com engenheiros da Apple.

Vale lembrar que recentemente a Apple adquiriu o Chomp, um sistema avançado de busca por apps, o qual deve ser implementado de alguma forma na loja da Maçã.

A verdade é que, quanto mais sucesso a App Store faz, mais aplicativos entram na loja, e mais difícil fica para destacá-los. Quem sabe, daqui a pouco, não inventam um aplicativo justamente para acabar com esse problema, afinal, a frase “There is an app for that!” não existe à toa. 😛 A recente aquisição da Chomp pode dar pistas sobre o caminho que a Apple tomará.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários