O melhor pedaço da Maçã.

USB-C: uma nova e poderosa geração de conector para Macs

MacBook com cabo USB-C

O novo MacBook conta com apenas uma porta, a nova USB-C. Já falamos aqui no site a respeito de alguns benefícios dessa nova tecnologia, como a possibilidade de encaixar o cabo em qualquer orientação e servir como saída de vídeo compatível com conexões HDMI, VGA e Mini DisplayPort.

Publicidade

MacBook com cabo USB-C

Mas existem muitos outros benefícios que podem ter passado batido para quem ainda não conhece a nova tecnologia, como energia. É através dele que o MacBook será recarregado. Sim, por um lado perdemos o benefício do MagSafe (tecnologia brilhante que não deixa o seu notebook ir ao chão quando alguém esbarra no fio), mas o USB-C tem o seu valor. Além de permitir que o computador seja carregado, a porta oferece 100 watts (a 20 volts) para que possamos carregar nossas tranqueiras — smartphones, tablets, GoPro, etc.

Ou seja, estamos falando de uma tecnologia bidirecional capaz de alimentar até dispositivos como MacBooks Pro e Macs mini, os quais requerem 85W. Hipoteticamente (se essas máquinas tivessem uma porta USB-C), você poderia conectá-las ao novo MacBook para carregá-las sem problemas!

Publicidade

No quesito transferência de dados, o USB-C é capaz de alcançar velocidades de 10Gbps (equivalente à primeira geração do Thunderbolt) e superior a muitos SSDs. Além disso, o USB-C é retrocompatível. Com o uso de adaptadores, você pode facilmente utilizá-lo em portas USB 1.0, 2.0 e 3.0.

Falando um pouco mais sobre as propriedades de vídeo do conector, a VESA (Video Electronics Standards Association, ou Associação de Padrões de Eletrônicos de Vídeo) informou que o USB-C suporta o padrão DisplayPort 1.2a, o qual aguenta tráfego de 5,4Gbps com resoluções até 4K (4096×2160 pixels) numa frequência de 60Hz. Futuramente, o USB-C poderá suportar o recém-anunciado DisplayPort 1.3 que oferece uma largura de banda de 8,1Gbps, capaz de suportar resoluções de até 5K. Resumidamente, estamos falando de um padrão tão capaz quanto o Thunderbolt, porém muito mais barato e com outras qualidades que o diferenciam (menor, reversível, etc.).

Lightning vs. USB-C

Lightning vs. USB-C

Publicidade

Uma coisa mudará bastante com a chegada dessa porta. O padrão MagSafe é proprietário da Apple, então nenhuma outra fabricante pode criar acessórios com base nessa tecnologia. Agora, porém, poderemos ver uma série de carregadores e outros acessórios capazes de carregar o MacBook sendo lançados mesmo sem a autorização da Apple, já que o padrão USB-C tem tudo para ser amplamente usado por toda a indústria — um que eu vejo chegando em breve seria uma bateria externa mesclada com uma Dock Station.

Agora é esperar para ver quando esse novo padrão chegará também aos outros Macs e, quem sabe, ao futuro monitor da Apple — o Thunderbolt Display está agonizando há bastante tempo.

[via 9to5Mac, MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Criador do Swatch vê no Apple Watch uma grande ameaça para a indústria suíça

Próx. Post

↪ Serviços online da Apple passam por instabilidade nesta manhã de quarta-feira [atualizado 4x]

Posts Relacionados