O melhor pedaço da Maçã.

Apple muda comunicação sobre a segurança do OS X

Página de segurança da Apple - Antes e depois

O início de 2012 não foi fácil para a Apple no quesito segurança. Apesar de hoje as coisas estarem mais calmas, há pouco tempo vimos mais de 600 mil Macs serem infectados por um malware que se aproveitou de uma falha do Java. Também já vimos alguns outros explorando vulnerabilidades do Flash e, mesmo ainda precisando de uma “força do usuário” para que algo perigoso realmente aconteça, aquela famosa muralha de proteção do OS X foi posta em dúvida.

Publicidade

E pelo visto, conforme informou a PCWorld, a própria Apple resolveu assumir que as coisas não são assim, um mar de rosas, ao alterar a página “Por que amar o Mac” (“Why You’ll Love a Mac”), que destaca as principais características do sistema operacional da empresa. Em uma delas, a Maçã aborda o tema segurança, mas se antes ela usava a frase “Não pega vírus de PC” (“It doesn’t get PC viruses”), agora ela mudou para “Construído para ser seguro” (“It’s built to be safe”).

Página de segurança da Apple - Antes e depois

Bastou isso para as empresas de antivírus soltarem fogos, afinal, é como se a Apple estivesse dando a mão a palmatória. A Sophos, através de seu consultor sênior de tecnologia, Graham Cluley, disse: “Eu vejo as mudanças nas mensagens difundidas pelo departamento de marketing [da Apple] como alguns pequenos porem importantes passos. Vamos torcer para que mais usuários de Macs também aprendam a tomar medidas importantes de segurança — como instalar proteção antivírus.” Outro que deve ter estourado uma champagne é Eugene Kaspersky, já que sua empresa andou falando bastante sobre a segurança da plataforma Apple recentemente.

Particularmente, não tenho preocupação com a segurança do OS X: continuo utilizando o sistema sem nenhum antivírus instalado, e continuarei assim até que algo realmente perigoso me faça mudar de ideia — até agora, os malwares que rondam o mundo Mac não foram capazes de mudar a minha opinião, já que necessitam (e muito!) da colaboração do usuário para que consigam se manifestar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Eis mais uma leva de novidades e detalhes que virão com o iOS 6

Próx. Post

↪ Mapas do Brasil estão funcionando na segunda versão beta do iOS 6

Posts Relacionados