O melhor pedaço da Maçã.

Conheça as mudanças na área de segurança do OS X Mountain Lion; Apple libera atualização para o Developer Preview 4 [atualizado]

Gatekeeper do OS X Mountain Lion

Assim como o iOS 6, o OS X Mountain Lion conta com mais de 200 novidades. Como segurança está cada vez mais em voga, o novo sistema trouxe novidades nesta área — uma das mais importantes se chama Gatekeeper, uma ferramenta que nos dá total controle da proveniência de aplicativos.

Publicidade

Contudo, além dele, a Apple destacou na página do novo OS X outras seis novidades:

  • Certificação FIPS 140-2 (em andamento): padrão de segurança governamental.
  • Kernel ASLR: ajuda a manter o sistema seguro de softwares maliciosos, organizando aleatoriamente os componentes do kernel na memória durante a inicialização, a fim de dificultar um atacante para utilizar as funções do kernel de forma não-intencional.
  • Ferramentas de gerenciamento do FileVault: novos recursos de gerenciamento utilizando a ferramenta de linha de comando fdesetup, a qual permite que ferramentas de gerenciamento de terceiros utilizem o FileVault, determinem o estado da encriptação, capturem e gerenciem as chaves de recuperação, e adicionem usuários a um sistema criptografado FileVault e sincronizem o diretório baseado em credenciais de autenticação do usuário com as credenciais locais de acesso FileVault.
  • Mais aplicações modo seguro (sandboxed): FaceTime, Mail, Lembretes, Notas, Game Center e Safari rodam em modo seguro.
  • Verificação diária de atualizações: verifica se há novas atualizações todos os dias, certificando-se de que o usuário tenha o software mais recente para seu Mac.
  • Manuseio seguro de HTML no Safari: quando um arquivo HTML é salvo da web, o Safari exibe apenas informações locais e não acessa/envia dados de/para um servidor remoto.

Até a quarta versão do Developer Preview do Mountain Lion, algumas dessas implementações ainda não estavam em prática. Porém, através do OS X Security Update Test 1.0, liberado agora há pouco, isso mudou.

Atualização de segurança do OS X Mountain Lion Developer Preview 4

A atualização tem 1,16GB e já está disponível via Mac App Store para desenvolvedores registrados, trazendo:

Publicidade
  • Verificações diárias para atualizações de segurança.
  • Habilidade de instalar automaticamente — ou depois de uma reinicialização — as atualizações de segurança necessárias.
  • Conexão mais segura com os servidores da Apple.
  • Melhorias gerais para o Mountain Lion Developer Preview 4.

Não sei você, mas eu estou bastante ansioso para a chegada do Mountain Lion — até porque não fui com a cara do Lion, principalmente no aspecto desempenho.

[via MacRumors]

Atualização, por Rafael Fischmann

De acordo com o 9to5Mac, a Apple enviou um email a desenvolvedores comunicando que esse update na verdade é uma atualização geral para o Mountain Lion — agora no build 12A256. O anterior era o 12A248, e essa pequena diferença já mostra que os trabalhos para uma versão Golden Master (GM) estão se finalizando.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Facebook Messenger para iOS chega à versão 1.8 com boas melhorias

Próx. Post

↪ Instagram 2.5 para iOS traz aprimoramentos para usuários e começa a ensaiar maior integração com o Facebook

Posts Relacionados