Nesta semana, alguns desenvolvedores e usuários observaram que a Apple fez modificações na busca da App Store, incluindo um algoritmo atualizado que passa a dar mais peso ao propósito/conteúdo de apps e seu número de downloads, além de simplesmente nomes e palavras-chave.
Contudo, segundo o TechCrunch, parece que a Maçã está testando o melhor formato para isso. O desenvolvedor Tomasz Kolinko reparou outra mudança: a ênfase em palavras-chaves (keywords). Um dos apps de Kolinko, o Love Letter Writing, possui “advice” (conselho) como uma de suas palavras-chaves. Ao escrever “writing advice” (escrevendo um conselho) na busca, nada aparecia; hoje, isso mudou.
A verdade é que, com um catálogo que supera os 650 mil aplicativos, está cada vez mais difícil achar o que você procura. Então, é mais do que normal que a Apple esteja fazendo essas pequenas modificações a fim de tentar descobrir a melhor fórmula — ainda mais depois da aquisição da Chomp, empresa especializada exatamente nesse tipo de busca.
Aos desenvolvedores que nos acompanham, é bom prestar atenção nessas mudanças, pois elas são importantíssimas para o descobrimento de seu app. 😉