O Google não precisou de muitas horas para conseguir colocar o Chrome para iOS no topo do ranking de aplicativos gratuitos da App Store — no Brasil, nos Estados Unidos e provavelmente numa infinidade de outros países. A novidade, afinal, já era aguardada há bastante tempo.
Além de ter chegado ao topo em número de downloads (por quanto tempo ele se sustentará?), o Chrome também está recebendo ótimas avaliações na App Store. Eu imaginava que o Google teria feito um bom trabalho nele, mas esperava mais bugs nesta versão 1.0. Logo, logo deve sair um update corrigindo vários, mas fica claro que o software chegou bastante redondinho ao grande público — vale lembrar que a Apple não permite a publicação de aplicativos beta em sua loja.
Com uma interface muito familiar para quem já é usuário do Chrome em outras plataformas, a versão do browser para iOS também vem com ótimos recursos como sinronização de abas, favoritos e dados da omnibox com um login do Google, modo de navegação anônimo e busca por voz (inclusive em português). Só esse pacote já seria suficiente para muitos abandonarem o Mobile Safari em prol dele.
Mas é nesse “abandonar” que já chega a primeira grande desvantagem do Google frente ao navegador da Apple: o iOS não permite — e pelo jeito isso não mudará na sua versão 6 — que usuários definam outro browser como padrão do sistema. Ou seja, mesmo se decidir usar o Chrome como seu navegador principal, você obrigatoriamente continuará usando o Safari aqui e ali — afinal, qualquer link que tocar em outro aplicativo será aberto nele.
Outro ponto negativo do Chrome é que ele nunca será mais rápido que o Safari, a menos que a Apple mude completamente as regras referentes a isso no iOS SDK. Isso porque, assim como todos os outros browsers de terceiros já lançados na App Store — incluindo Opera, Dolphin, etc. —, o Chrome simplesmente utiliza a API UIWebView
para renderizar o conteúdo de páginas. Pior ainda que isso é o fato de que apenas o Safari pode utilizar o engine Nitro para JavaScript, o que lhe dá uma vantagem absurda em performance a depender do conteúdo e da estrutura do site visitado.
Num uso normal, porém, essas diferenças podem acabar sendo descartáveis para muitos usuários. Pra falar a verdade, o que mais me incomodou nesse quesito, no Chrome para iOS, foi a sua performance com a rolagem de certas páginas, que ainda está se arrastando em comparação com o Safari. Mas já dá pra esperar melhorias nesse sentido, em futuros updates dele.
E vocês, o que tem achado do app? 😉