O melhor pedaço da Maçã.

Especialista faz as contas e conclui que Android infringe 11 patentes válidas de Apple e Microsoft

Android

Quando Steve Jobs disse que o Android era um produto roubado e que gastaria até o último centavo da Apple para destruí-lo, mesmo que isso significasse uma “guerra termonuclear”, alguns provavelmente ignoraram a fala do ex-CEO da Maçã.

Publicidade

Quer queira ou não, os últimos resultados judiciais — principalmente os evolvendo a Samsung — estão bastante favoráveis à firma de Cupertino, o que nos indica que a Apple está levando adiante a ideia de seu cofundador e ex-chefão, mesmo com Tim Cook, atual CEO, afirmando que tais disputas são “um pé no saco”.

Android

Florian Mueller, do FOSS Patents, resolveu analisar os casos envolvendo o sistema operacional móvel do Google. Ele levou em consideração as disputas em diversos tribunais espalhados pelo mundo e na International Trade Commission (ITC), contudo apenas aqueles nos quais as patentes foram consideradas válidas, excluindo qualquer decisão revogada ou em revisão (recurso). A conclusão? O Android infringe hoje 11 patentes (9 da Apple e 2 da Microsoft).

Publicidade

São elas:

  1. EP2059868: dispositivo eletrônico portátil para gerenciamento de fotos.
  2. US7.469.381: rolagem de lista e tradução de documentos, escala e rotação em um display touchscreen.
  3. D618.677: dispositivo eletrônico.
  4. US5.946.647: sistema e método para executar uma ação em uma estrutura de dados informáticos.
  5. EP1964022: desbloquear um dispositivo através da realização de gestos em uma imagem de desbloqueio (primeira patente “slide to unlock”).
  6. US6.370.566: gerar solicitações de agendamentos e reuniões de grupo a partir de um dispositivo móvel.
  7. EP1304891: comunicar diversas partes de mensagens entre aparelhos celulares utilizando uma interface padronizada.
  8. D504.889: dispositivo eletrônico.
  9. US8.086.604: interface universal para a recuperação de informações em um sistema de computador.
  10. US8.046.721: desbloquear um dispositivo através da realização de gestos em uma imagem de desbloqueio (segunda patente “slide to unlock”).
  11. US8.074.172: método, sistema e interface de usuário para fornecer recomendações de palavras.

Exatamente por isso, não me surpreende a notícia divulgada pelo The Korean Times de que Google e Samsung estariam trabalhando juntas para frear os ataques da Apple.

“É muito cedo para comentar o nosso plano (com o Google) para a batalha jurídica, mas nós faremos nosso melhor para conseguir mais royalties da Apple, que se beneficiou de nossa tecnologia. A luta está se tornando mais dramática e a possibilidade de uma trégua na forma de um acordo de licenciamento cruzado parece tornar-se provável”, disse uma fonte da Samsung.

Publicidade

Vale notar que Samsung, Motorola e HTC, além de outras empresas, revidaram as acusações da Apple, porém a grande maioria dos casos (se não a totalidade) é baseada em patentes essenciais de padrões de tecnologia (por exemplo, inventos relacionados a conexões 3G) — no caso da Samsung, ela pede 2,4% das vendas de iPhones pelo uso de suas patentes, o que está bem longe dos termos FRAND (Fair, Reasonable and Non-Discriminatory, ou Justos, Razoáveis e Não-Discriminatórios); por esse motivo, ela está sendo investigada pela Comissão Europeia.

Enquanto isso, projeções indicam que o banimento do Galaxy Tab 10.1 custará em torno de US$80 milhões para a sul-coreana; já a proibição do Galaxy Nexus, cerca de US$60 milhões por mês.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Widget de apps patrocinados atualizado com Súmulas STJ, Brasil FC e Quebra-Cabeça

Próx. Post

↪ Nova versão do Sparrow para OS X traz suporte à tela Retina do novo MacBook Pro

Posts Relacionados