O melhor pedaço da Maçã.

Destaques da keynote de Steve Jobs na WWDC 2007, Safari para Windows, Apple.com reformulado

A tão esperada keynote de Steve Jobs deixou muita gente com cara de “quero mais”, mas será que isso é culpa da Apple ou dos sites de rumores, que costumam criar expectativas exageradas para eventos como este? Bom, ao menos o próprio Steve Jobs há 1 ano disse que o Leopard teria uma série de recursos “top-secret” que ele não podia anunciar e, há poucos dias, comentou que a espera por ele “valeria a pena”. Eu, sinceramente, esperava um pouco mais.

Publicidade

Mac OS X 10.5 Leopard: trará mais de 300 novos recursos, apenas 10 foram demonstrados durante a keynote. Deles, a grande maioria já era conhecida por todos nós — inclusive estava no site da Apple há mais de ano, como o Spaces, iChat, Mail e o Time Machine.

Novo Desktop e Dock: com novo recurso de Stacks, para organizar arquivos com propriedades em comum através de grupos dinâmicos e independentes — como downloads da web. O Dock agora traz um visual mais 3D (como uma mesinha de centro), novas sombras e reflexos nos ícones, que “saem” para fora sem magnificação. A barra de menus do sistema está meio translúcida, à lá Vista.

Publicidade

Finder reformulado e Quick Look: segue a linha do iTunes 7, da interface à navegação via Cover Flow. Traz novas formas de navegar e compartilhar arquivos entre diversos computadores, busca acoplada à barra lateral e pastas inteligentes melhoradas. Quick Look permite pré-visualizar arquivos como o Finder deveria permitir há muito tempo, inclusive em modo full-screen, instantâneo. Assinantes do .Mac poderão usufruir também do novo recurso “Back to my Mac”, que possibilita acesso aos arquivos da sua máquina de qualquer lugar.

Sistema 64-bits: o Leopard aproveita as últimas novidades em hardware e é totalmente 64-bits. Aplicativos 32-bits ainda rodarão nativamente lado-a-lado com aplicativos 64-bits; haverá apenas uma versão do sistema.

Boot Camp: como previsto, ele será embutido no Leopard mas funcionará da mesma forma que funciona hoje, pelo menos a princípio. Nada de virtualização, rodar aplicativos de Windows nativamente sem instalar o sistema ou Fast User Switching entre Mac OS X e Windows. Quem quiser, segundo o próprio Jobs, pode usar soluções como Parallels e/ou VMWare.

Publicidade

O Mac OS X 10.5 Leopard estará disponível em outubro por US$129. Os desenvolvedores que compareceram à WWDC 2007 saíram do evento com uma cópia beta do sistema debaixo dos braços.

Safari para Windows

Safari 3 para Windows

Publicidade

O que já era de certa forma esperado finalmente aconteceu. O Safari 3 foi lançado também para a plataforma Windows e, apoiando-se no expertise da Apple com o iTunes, chega ao mercado com o browser mais rápido para a plataforma — segundo dados da Apple. Ele promete ser até duas vezes mais rápido que o Internet Explorer 7 e até 1,6 vezes mais rápido que o Firefox.

Uma versão beta está disponível para download para ambos os sistemas operacionais aqui. Sua versão final acompanhará o Leopard, e na mesma época a Apple disponibilizará a versão final para Windows como download gratuito no Apple.com.

…que acaba de ser reformulado!

Novo Apple.com

Sim, este é o novo Apple.com. Seguindo o visual Leopard, e após muitos anos sem reformulá-lo, a Apple atualizou seu portal logo após o final da keynote de Jobs. Não deixem de conferir, está muito legal.

iPhone é todo baseado na plataforma Web 2.0

Quem quiser desenvolver “aplicativos” para o iPhone só precisa saber XHTML, JavaScript e AJAX. O sistema do telefone roda sobre o novo Safari e tudo é baseado nos padrões Web 2.0 que, rodando no iPhone, integram-se à sua interface, funcionando como aplicativos nativos do aparelho.

O que faltou?

Ainda não foi desta vez que a Apple atualizou sua linha de Cinema Displays, lançou novos iMacs, anunciou as novas suítes iWork e iLife ’07 ou matou o Mac mini em prol do Apple TV. A espera continua.

Discuta esse assunto no FÓRUM.MACMAGAZINE »

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Decepcionante

Próx. Post

Tecnologia por trás do iPhone [atualizado]

Posts Relacionados