O melhor pedaço da Maçã.

Dicas para você encarar filas de lançamentos da Apple

Fila para comprar o iPhone 5, em Nova York

No decorrer do ano, muitos dos meus seguidores no Twitter e no Instagram comentam que querem participar um dia das famosas filas, mas não sabem para onde ir ou o que levar. Alguns dos colaboradores do MacMagazine já encararam filas de lançamentos de iProducts, então resolvi fazer um compilado de dicas para ajudar quem quiser se aventurar, pois realmente *é* uma aventura.

Publicidade

Fila para comprar o iPhone 5, em Nova York

Vamos lá:

  1. Decidir que tipo de fila você quer enfrentar: badalada ou “tranquila”. Entenda isso como mais ou menos fila, mais ou menos imprensa presente — sem dúvida a mais badalada é a que mostramos na foto acima, em volta do cubo de vidro da Apple Retail Store – Fifth Avenue, em Nova York.
  2. Loja de rua ou de shopping: nas de rua dá pra começar a formar as filas mais cedo, mas são mais desconfortáveis por você estar exposto às condições climáticas e estar na rua, onde a limpeza pode não ser das melhores. As lojas de shopping são mais confortáveis, porém nem todos eles permitem filas antes da sua abertura. Em Boston, por exemplo, alguns deixam mas não é uma regra, então você fica até a hora de o shopping abrir na rua e corre para a fila quando abrem as portas; levando em consideração que alguns shoppings (a maioria, na verdade) têm mais de uma entrada, ainda corre o risco de uma competição feroz quando ele abrir.
  3. Escolher algum local que tenha um hotel perto ajuda muito, então dependendo da cidade que você escolher isso pode trazer um impacto ($$$) nos custos da sua viagem. Novamente, NYC costuma ser um dos locais mais caros, isto independentemente de lançamento da Apple — imaginem quantas centenas de pessoas a mais têm a mesma ideia. Uma vez na fila, dá pra combinar com quem está atrás e à sua frente para dar uma ou outra ida ao hotel (descansar, tomar uma ducha, etc.) e voltar.
  4. Escolher uma loja que você consiga parar um carro alugado ajuda, pois, depois que você entra na fila, pode combinar com as pessoas que vai dormir um pouco no carro e depois voltar (eu já fiz isso).
  5. Comprar cadeiras e cobertores em supermercados ajuda muito a encarar a fila — uma cadeira confortável custa uns US$10, algumas que você pode até deitar e dormir saem por um pouco mais que isso. Vale a pena comprar capa de chuva, também, para quem optar por alguma loja de rua.
  6. É necessário ter muita paciência nas filas, pois sempre tem os espertinhos. Fazer amizade com a turma à sua volta é essencial (principalmente se você estiver sozinho), para logo em seguida organizar a ordem que a fila está. Quando os “espertinhos” começarem a tentar furar a fila, todos se juntam para pôr ordem na casa. Acreditem: sempre há folgados, sempre…
  7. Dormir bem e comer moderadamente ajuda a encarar a madrugada, lembre-se que muitos lugares nos EUA fecham suas portas cedo, então você não contará com banheiros (por isso a importância da dica do hotel próximo).
  8. Quando estiver na fila possivelmente já saberá o produto que quer, então para agilizar tente pensar em ordem de prioridade o que deseja. Quanto mais para trás estiver na fila, maiores serão suas chances de perder o poder de escolha. Por exemplo: primeira opção iPhone 5s de 64GB cinza espacial, segunda opção prateado, terceira opção 32GB cinza espacial, depois dourado, etc. Assim você não se frustra ou já foge para outra fila para tentar a sorte de novo.
  9. Não se empolgue nas compras, os produtos Apple são caros e visados na alfândega — já falamos bastante sobre isso aqui.
  10. Ao comprar um modelo no lançamento não esqueça que ele pode não ser suportado pela garantia brasileira, então, ao comprar, tente testar bem antes de regressar ao país para dar tempo de trocar lá mesmo em caso de necessidade.
  11. Sempre existe os loucos que ficam dias nessas filas, mas se você quiser garantir um modelo específico, pelo menos algumas horas você terá que enfrentar. Por isso, vá com seu Mac, iPad e/ou iPhone totalmente carregados para passar o tempo e, se puder, ainda leve uma bateria extra.
  12. Acima de tudo, ignore solenemente os críticos de plantão. Ninguém além de você tem o direito de dizer o que fazer com o seu tempo e dinheiro, então curta o momento sem grilo nenhum. Muitos desses chatos de plantão na verdade adorariam ter a oportunidade de ao menos uma vez fazer algo desse tipo.

Espero que as dicas acima ajudem a quem estiver pensando em ir numa futura fila. Nos próximos dias, como já anunciamos, haverá o possível anúncio de novos iPads [mini], quem vai arriscar? 😛 Comentem abaixo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Quase um ano e meio após o seu lançamento, Google Chrome para iOS só agora atinge 3% de market share

Próx. Post

↪ Oferta: iPad mini por R$899,10 em até 3x sem juros na Saraiva! [atualizado 4x]

Posts Relacionados