O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como melhorar o desempenho da bateria dos MacBooks Pro com tela Retina

Ícone de relógio (bateria)

Se você é um felizardo dono de MacBook Pro com tela Retina parabéns, eu tenho inveja de você, mas está triste pois a bateria dele não cumpre as 7 horas de duração prometidas pela Apple, não se desespere! Eis abaixo duas dicas que podem acabar com seus problemas.

Publicidade

A primeira foi encontrada pelo pessoal do Cult of Mac e é relacionada a um arquivo corrompido que o Assistente de Migração (Migration Assistant) pode ter criado enquanto você o utilizava para fazer a mudança do antigo computador para o novo. Segundo um tópico no Apple Support Communities, ao removê-lo a bateria ganha nova vida! Para isso, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Abra o Terminal, localizado em /Applications/Utilities/.
  2. Digite o comando cd ~/Library/Preferences/ e pressione Enter.
  3. Agora, digite rm com.apple.desktop.plist e pressione Enter.
  4. Para terminar, digite killall Dock seguido de Enter.

Depois disso, seu Mac provavelmente irá reiniciar removendo o arquivo corrompido e melhorando significamente a bateria dele. Não estranhe, porém, caso o papel de parede seja trocado automaticamente para o padrão do sistema — pode acontecer.

gfxCardStatusA outra dica é uma já comentada por nós. Trata-se do utilitário chamado gfxCardStatus. Esse aplicativo gratuito, sustentado por doações, tem um único propósito: controlar manualmente a troca de GPUs da máquina que é feita de forma automática pelo sistema.

A conta aqui é bem simples: quanto mais tempo você utilizar a GPU integrada da Intel (HD 4000), mais tempo poderá usar a máquina, já que a outra opção (NVIDIA GeForce GT 650M, com seu 1GB de VRAM), não é a melhor amiga da bateria. É claro que isso também afeta diretamente a capacidade de processamento gráfico do MacBook, mas se a sua prioridade for bateria não tem muito para onde fugir. Nos testes realizados pelo Ars Technica, a bateria durou mais de 8 horas quando apenas a GPU da Intel era utilizada — acima das 7 horas prometidas pela Maçã.

Vale ressaltar que o utiltário é compatível não só com os novos MacBooks Pro, mas também com os notebooks profissionais de 15 e 17 polegadas lançados a partir do fim de 2008. Sinceramente, não sei por que a Apple não deixa essa opção de escolher a GPU manualmente ou não disponível nativamente no OS X, seria tudo muito mais simples.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Atenção, desenvolvedores: versão 2.0 do engine cocos2d já está disponível!

Próx. Post

↪ Vídeo: veja o trailer de Amazing Alex, novo jogo da Rovio que será lançado nesta quinta-feira

Posts Relacionados