O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria planejando expandir a utilidade do chip NFC de iPhones

Touch iD

Apesar de ser uma empresa que preza por segredos, a forma como a Apple implementa novas tecnologias em seus produtos não é mistério para ninguém. Vamos pegar o Touch ID (sensor que reconhece impressões digitais) como exemplo.

Publicidade

Touch iD

No ano passado, a Apple implementou a tecnologia no iPhone 5s com dois propósitos: desbloquear o aparelho e fazer compras na iTunes/App/iBooks Store de forma simples e fácil. É claro que, pouco tempo depois, nós usuários já estávamos desejando utilizar a tecnologia para outros propósitos, como substituição de senhas em outros apps, realização de pagamentos, etc. Um ano depois, a Apple abriu a API do Touch ID, permitindo que desenvolvedores implementem a tecnologia em seus aplicativos. Além disso, lançou seu sistema de pagamento móvel totalmente integrado ao sensor de impressão digital.

Porém, para que o Apple Pay funcionasse perfeitamente, foi preciso utilizar também outra peça que até então não estava presente em iProducts: NFC. Por enquanto, o chip NFC de iPhones serve apenas para uma coisa: realizar compras através do Apple Pay. Mas a gente — e a Apple, é claro — sabe que essa tecnologia é capaz de fazer muito mais do que isso.

Publicidade

Neste ano, durante a WWDC, a Apple anunciou o HomeKit. Na época, escrevemos:

Para acessórios domésticos, a Apple expandiu as interfaces de desenvolvimento de soluções para produtos já existentes e criou o HomeKit, um conjunto de tecnologias ao redor de um protocolo único de comunicação criado com o apoio de empresas de automação domésticas. Com ele, aparelhos rodando o iOS podem controlar sistemas como fechaduras automáticas, termostatos e outros produtos que estão começando a ser usados em casas ao redor do mundo.

Uma tecnologia que realiza a comunicação entre dispositivos através de um campo de proximidade cai muito bem para esse tipo de coisa, não é mesmo? Não é à toa que, de acordo com o The Information [matéria fechada para assinantes], a Maçã está conversando com potenciais parceiros sobre a utilização da tecnologia por trás do Apple Pay em outros tipos de soluções, incluindo a liberação do acesso num edifício (em vez de crachás, você entra encostando o seu iPhone na catraca) e a utilização do aparelho para pagamentos de tíquetes de transportes públicos (encostou o seu iPhone no terminal de um ônibus, por exemplo, o valor da passagem já é descontado).

Além disso, podemos imaginar também outras utilizações mais “domésticas” como abertura de uma fechadura de casa, da porta do carro ou do cofre de segurança apenas “encostando” o iPhone, entre muitas outras coisas — as possibilidades são inúmeras!

Publicidade

Vamos torcer para que essa tecnologia se expanda no ecossistema da Apple o quanto antes!

[via iMore]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Data Widget, Over There 2, Vitamin-R 2 e mais!

Próx. Post

↪ Rumor: vendas dos iPhones 6 e 6 Plus no Brasil começarão em 14 de novembro

Posts Relacionados