O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa indica grande superioridade do iOS em relação ao Android no mercado empresarial

Logo da Good Technology

Depois do anúncio assombroso referente ao último trimestre fiscal da Apple, vimos que o iOS ultrapassou o Android no mercado de smartphones norte-americano.

Publicidade

Analisando dados de mais de 2.000 empresas, a Good Technology realizou uma pesquisa que evidenciou ainda mais a superioridade do SO móvel da Apple em relação ao do Google: de acordo com o estudo, o iPad foi responsável por 96% das ativações de tablets realizadas no quarto trimestre de 2011, enquanto que o iPhone representou 53% dos smartphones — no total, a superioridade do iOS foi de 71%.

Gráfico - Good Technology

Os dados excluem números da Research In Motion (RIM), já que a firma — que trabalha com serviços de push messaging, gerenciamento de dispositivo e segurança móvel para empresas — não suporta a plataforma dos BlackBerries. A ordem, então, ficou assim: iPhone 4S, iPhone 4, iPad 2, iPad (original) e iPhone 3GS — todos superiores aos números de Androids. Outubro foi quando o robô verbe ganhou um pouco de fôlego, porém o iPhone 4S chegou e retomou o posto de gadget mais desejado para a Maçã. Comparativamente, no mesmo período de 2010 a firma de Cupertino tinha 65% do mercado empresarial (contra os 71% atuais).

Publicidade

As 2.000 empresas analisadas pela Good incluem metade da lista Fortune 100, sendo que a o mercado financeiro foi o que mais ativou devices; do lado oposto vem, por incrível que pareça, a indústria de mídia e entretenimento.

Gráfico - Good Technology

Confira um outro gráfico, este mostrando as ativações das duas plataformas durante todo o ano passado — do lado esquerdo, as categorias smartphone e tablets separadas; no direito, tudo junto:

Gráfico - Good Technology

Segundo a Good, a superioridade da Apple é explicada pelo fato de os produtos integrados serem mais fáceis de suportar. Além disso, os iGadgets cobrem uma variedade de recursos como servidores Exchange e clientes IPSe VPN que nem todos os Androids oferecem. O ecossistema do Google — que possibilita operadoras e fabricantes adicionarem camadas de softwares proprietários — dificulta a segurança, adicionando algumas barreias para serem usados em empresas.

Publicidade

Toda a pesquisa da Good Technology pode ser vista neste PDF.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AT&T ativou um recorde de 7,6 milhões de iPhones no seu quarto trimestre fiscal de 2011

Próx. Post

Aplicativo AntiCrop faz mágica com enquadramento de imagens em iPads e iPhones/iPods touch

Posts Relacionados