O melhor pedaço da Maçã.

Malware para Windows é descoberto em aplicativo distribuído através da App Store

Ícone - Burn (perigo/danger)

Ícone - Burn (perigo/danger)Um malware para Windows que vinha junto de um aplicativo baixado da App Store foi descoberto pelo usuário deesto, que relatou o problema nos fóruns de suporte da Apple.

Publicidade

O aplicativo infectado é o gratuito Instaquotes, o qual compartilha imagens com frases em redes sociais como Facebook e Instagram. O usuário, que estava rodando o Snow Leopard, recebeu uma mensagem do ClamXav — um antivirus para Mac — sinalizando que um arquivo estava infectado.

À primeira instância, os usuários do fórum acharam que se tratava de um alarme falso, mas uma investigação da CNET revelou que o pacote instaquotes.ipa estava realmente infectado com dois arquivos executáveis.

Malwares no Instaquotes

Como o malware foi descoberto em 2009, a maioria dos softwares de proteção já o reconhecem, diminuindo as chances de ele ter realmente infectado algum computador. Mesmo que tenha sido escrito para atingir somente o Windows e precise ser executado manualmente para infectar a máquina do usuário, o caso é bem preocupante — principalmente para quem usa o sistema da Microsoft. Tomara que o pessoal que faz a revisão dos aplicativos antes de eles entrarem na App Store tome mais cuidado, para que mais casos como este não se repitam.

De qualquer maneira, evite instalar o Instaquotes por ora, mesmo que esteja rodando o OS X — já que os outros computadores/discos da sua rede correm o risco de ser infectados. Coincidentemente tínhamos dado a dica dele ainda ontem aqui no site, por estar em desconto, e talvez foi por essa disseminação que o malware foi descoberto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ iTranslate Voice é atualizado e ganha nova versão HD, compatível com iPads

Próx. Post

Aplicativo brasileiro iContatos mostra seus contatos de uma maneira diferente

Posts Relacionados