Lançamento do OS X Mountain Lion é conturbado para compradores recentes de Macs novos

Ícone - OS X Mountain Lion

Um lançamento como o do OS X Mountain Lion, ocorrido ontem pela manhã, pode dar errado de inúmeras formas. Servidores poderiam cair, a instalação poderia gerar problemas, inúmeros softwares poderiam se mostrar incompatíveis… mas felizmente nada disso aconteceu desta vez, ao menos não de forma generalizada/amplamente comentada por aí.

A Apple aprendeu bastante com o lançamento do Lion, no ano passado, e preparou bem seus data centers para o aumento súbito de tráfego. Confiram um gráfico que a Sandvine compartilhou com o GigaOM:

Tráfego no lançamento do OS X Mountain Lion

Os servidores da Apple já trabalham normalmente num ritmo alucinante, graças à soma de iCloud, iTunes/App Stores, updates de softwares e tudo mais. Porém ontem a média de tráfego se multiplicou por 5-6 vezes, afinal, foram milhares(õhes?) de pessoas baixado simultaneamente mais de 4GB de dados.

Houve quem reclamasse de lentidão, mas os comentários positivos foram muito mais comuns com relação a isso. Aqui no meu caso, numa conexão de 35Mbps, baixei os 4GB em menos de duas horas — nada mau. Também salvo raras exceções, as experiências na instalação do sistema foram suaves para todos.

Ícone - OS X Mountain Lion

Mas a Apple não pode dizer que o lançamento foi perfeito, e as principais reclamações vieram justamente dos seus clientes fiéis, que compraram Macs recentemente e queriam gozar do direito de baixar o novo sistema gratuitamente. O formulário de atualização foi ao ar cerca de meia hora depois da liberação do Mountain Lion na Mac App Store, mas a partir daí a novela começou para alguns usuários.

Teve muita gente que recebeu seus códigos de resgate (redeem codes) rápida e corretamente, sim. Mas não foram poucos, em primeiro lugar, os relatos de pessoas que não receberam retorno da Apple mesmo horas depois da solicitação. Embora o prazo máximo dado por ela seja de 72 horas, é um tanto decepcionante essa espera quando se sabe que outros já estão com o sistema instalado e rodando nos seus Macs.

Pior que a demora foi quando códigos começaram a chegar com erros de que estavam expirados ou já tinham sido utilizados, conforme relatou o TNW. Em pouco tempo representantes da Apple reconheceram o problema e prometeram re-enviar códigos funcionais para todos os usuários.

Hoje, pra fechar a novela com chave de ouro, o MacRumors disse que alguns dos códigos re-enviados pela Apple eram do OS X Server, e não do Mountain Lion em si. Mais uma vez a empresa se mostrou ciente do erro e prometeu solucioná-lo, inclusive recomendando que usuários afetados entrem em contato pelo email uptodatesupport@apple.com.

Felizmente, aos poucos estamos recebendo relatos de usuários que já receberam novos códigos funcionais e estão baixando suas cópias gratuitas do Mountain Lion sem problemas. Ainda assim, o prazo de 72 horas dado pela Apple continua valendo e, diante da demanda elevada, é possível que alguns realmente tenham que esperar até amanhã ou sábado para pôr as mãos no novo felino.

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