O melhor pedaço da Maçã.

Atualização do aplicativo Inkling leva livros interativos para iPhones/iPods touch

Inkling 3.0 - iPhone e iPad

A Inkling é uma plataforma para publicação de conteúdos interativos, tanto na Web quanto para iGadgets.Falamos dela aqui no blog há dois anos, bem antes de a Apple lançar a sua própria plataforma de ebooks interativos.

Publicidade

Agora amadurecido, o Inkling ficou compatível também com as telinhas de 3,5″ — permitindo que você leia e interaja direto do seu iPhone/iPod touch.

Inkling 3.0 - iPhone e iPad

Essa atualização é importantíssima, visto que a plataforma da Apple só suporta o iPad e, ao se adptar às telas menores, o Inkling permite que todo esse rico conteúdo esteja disponível on-the-go. Além disso, como o iPod touch é mais acessível que seus irmãos mais caros, os livros interativos podem atingir novos consumidores. Mas não pense que essa nova versão é apenas uma adaptação barata. O pessoal do Inkling se esforçou bastante para criar uma interface amigável, com gestos simples e navegação flúida.

Publicidade

O Inkling possui, assim como o iBooks, sua plataforma para criação de conteúdo — chamada Habitat. O Habitat utiliza tecnologias multi-plataforma, como XML e HTML5, trazendo a escalabilidade para livros interativos, ao contrário da plataforma da Apple, o iBooks Author.

A startup evoluiu bastante durante esses anos, saindo de somente uma plataforma e livros didáticos para vários dispositivos e guias de viagens/livros de receitas. Em entrevista ao TechCrunch, Matt MacInnis, CEO do Inkling, disse que sua equipe agora conta com cerca de 100 funcionários e que seu aplicativo é utilizado em mais de 4.000 escolas.

Confira a entrevista, em vídeo:

Publicidade

Com a evolução do papel para as telas de toque, os livros são ainda mais interativos. Esse é sem dúvida o futuro das publicações, e tanto a plataforma da Apple quanto o Inkling já estão construindo a base para o vindouro da educação. Com a iminente chegada de tablets mais baratas e acessíveis, assim como os rumores de um possível iPad menor, não deve demorar muito para vermos toda essa tecnologia aplicada na vida real em larga escala, mesmo no Brasil.

O Inkling não custa nada na App Store [25,3MB], requer o iOS 5.0 ou superior e está disponível para iPads e iPhones/iPods touch. O aplicativo também pode ser acessado pelo seu computador, através de seu site oficial.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista: Apple estaria considerando divisão de ações, o que poderá levá-la ao índice Dow Jones

Próx. Post

↪ DigiTimes: Apple deverá abocanhar 59% do mercado de tablets no 2º semestre deste ano

Posts Relacionados