O melhor pedaço da Maçã.

Dica: confira alguns atalhos novos do OS X Mountain Lion

Miniatura da tecla Command

Muita gente já está experimentando o OS X Mountain Lion e, apesar de as mais de 200 novidades não serem de explodir a cabeça, ele trouxe muita coisa bacana para quem é fã do sistema operacional desktop da Apple.

Publicidade

OS X Mountain Lion (Central de Notificações) rodando em MacBook Air

Confira abaixo algumas novidades/atalhos simples, mas que podem ajudar bastante:

  • Salvar Como… (Save As…): eu diria que a grande maioria dos usuários não se deu bem com o recurso Duplicar (Duplicate), introduzido no OS X Lion. Se você quiser trazer de volta o Salvar Como…, basta pressionar a tela Option enquanto o menu Arquivo (File) estiver aberto. Caso queira ir além, você pode configurar um atalho para a função em Atalhos de Teclado (Keyboard Shortcuts), disponível em Preferências de Sistema (System Preferences)/Teclado (Keyboard).
  • Quick Look: no OS X Mountain Lion, além da barra de espaço, um arquivo pode ser visualizado rapidamente pressionando três dedos no trackpad.
  • Ditado (Dictation): apesar de ainda não ter o idioma português, o recurso Dictation (baseado na Siri) pode ser facilmente ativado pressionando duas vezes seguidas a tecla Function.
  • Opções na barra de título (title bar): essa já existia no Lion, mas não custa lembrar. Diversos aplicativos, nativos (como o Editor de Textos) ou de terceiros (como o Pixelmator), trazem opções de renomear, mover, duplicar, entre outras, diretamente através de um menu drop-down na barra de título.
  • Mail: esse atalho é bastante conhecido em vários apps de iGadgets. No Mail, por exemplo, se você “rolou” a lista para baixo e quer rapidamente voltar ao início, basta encostar no topo da tela. Agora, no Mail do Mountain Lion, o mesmo acontece se você clicar no barra de ordenação/classificação (por data, tamanho, assunto, etc.). — obviamente, o clique deve ser feito no espaço vazio da barra.
  • Navegação por gestos: no Lion (mais especificamente no Safari) a Apple introduziu a navegação por páginas anteriores/próximas através de gestos (swipe, com dois dedos). No novo sistema é possível navegar da mesma forma na Mac App Store, iTunes Store, Dicionário, entre outros.
  • Launchpad: o recurso agora conta com uma busca integrada, facilitando bastante a abertura de um app — basta digitar o nome dele e pressionar a tecla Enter.
  • Zoom no Editor de Texto (TextEdit): o famoso gesto de zoom (pinça) chegou ao Editor de Textos.
  • Notificações: quer desabilitar rapidamente as notificações em seu Mac? Basta clicar em cima do novo ícone na barra de menu com a tecla Option pressionada. Fazendo isso, elas ficarão desligadas por um dia. O mesmo pode ser feito sem atalhos, bastando abrir a Central de Notificações (Notification Center) e puxá-la para baixo que a opção aparecerá.

Se você conhece mais atalhos interessantes não mencionados neste post, não deixe de colaborar deixando um comentário! 😉

[dica do Lucas Santos, via Lifehacker]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Chimarrão marca rodas e ensina a fazer, bem… chimarrão

Próx. Post

Digg ganha novo site e atualiza seu aplicativo para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados