Não tem jeito: onde há dinheiro, há gente tentando dar uma de esperto.
Ainda ontem à noite recebemos um link do leitor Raphael Dias Silva, sobre um usuário dos fóruns do Touch Arcade relatando uma descoberta muito curiosa enquanto buscava formas de promover o seu app. Ele conheceu uma empresa que afirma ter 8 apps de seus clientes entre os 25 gratuitos mais populares da App Store, para iPhones/iPods touch.
O desenvolvedor — que se identifica como walterkaman — então questionou a suposta empresa sobre a forma como ela trabalhava e o dono admitiu ter criado uma rede (botnet) com dezenas/centenas (ou quem sabe milhares) de computadores que se encarregam de fazer downloads do app e levá-lo para cima no ranking. A partir daí é que “humanos” de fato tomam conhecimento dos títulos e, estimulados pela *falsa* popularidade do app, acabam baixando-o também e contribuindo para o ciclo da coisa toda.
Coincidência ou não, vejam o que a Apple acaba de postar no seu blog para desenvolvedores:
Uma vez que você constroi um ótimo app, você quer que todos saibam sobre ele. Porém, quando você promove o seu app, você deve evitar usar serviços que prometem ou garantem um posicionamento no topo dos rankings da App Store. Mesmo se você não estiver pessoalmente envolvido em manipular rankings da App Store ou reviews de usuários, contratar serviços que fazem isso sob a sua responsabilidade pode resultar na perda da sua assinatura do Apple Developer Program.
Tudo que se ganha fácil/rapidamente, se perde mais rápido ainda. Se você já utilizou um desses serviços ou até cogitou apelar para esse tipo de coisa, tenha certeza de que está indo pelo caminho errado e pode vir a queimar o seu nome (ou da sua empresa) para sempre.
Para nós, usuários finais e consumidores, é pelo menos confortante saber que a Apple está de olho. Não deve ser fácil controlar esse tipo de coisa e tomar providências com a certeza de estar agindo contra alguém que de fato está passando a perna nos outros, mas já sabemos que as coisas estão melhorando por lá.